O QUE DIZ O CADERNO DOS ALUNOS
Quatro exemplos de análise de cadernos dos alunos
Confira quatro situações de interpretação dos registros feitos pelos alunos no caderno e saiba como utilizar estas informações na formação continuada dos professores
Verônica Fraidenraich
=== PARTE 1 ====
Mais sobre coordenação pedagógica
Reportagens- O que dizem os cadernos dos alunos
- Como fazer observação de sala de aula
- Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem
- Projeto de formação em procedimentos de leitura
- Formação continuada na escola
- Os caminhos para a formação de professores
- Na formação continuada não basta (só) tapar os buracos
Campo aditivo
Calcule: 85 + 36
Aluno 1
Explicação do aluno:
Separei o 6 em 3 e 3. Somei o 3 com 5 que deu 8. 80+30 é 110, + 8, 118 e + 3 que sobrou, 121.
Aluno 2
Observar O uso de diferentes estratégias para uma mesma atividade, indicando que os alunos têm acesso a diversas formas de solucionar a questão e são estimulados a utilizar procedimentos próprios.
Quando não tem O professor não proporciona ao grupo a chance de usar diversos raciocínios para resolver uma questão.
=== PARTE 2 ====
2 Respostas comentadas
Uso dos porquês
Aluno 1
Algumas descobertas
Descobrimos em nossa pesquisa como usar o "porquê". Usamos "porquê" junto em resposta e explicações. Usamos o "por que" separado em perguntas. Quando aparece o acento circunflexo (^) no porque ele está no fim da frase. Alguns exemplos: Por que os animais estão sendo extintos? Porque o homem não está cuidando bem do planeta!
Aluno 2
Descobertas para o uso do porquê
Compartilhando as frases sobre o uso dos PORQUÊS, descobrimos que: - escrevemos por que no início de frases quando fazemos uma pergunta. Usamos porque nas frases em que nós explicamos alguma coisa.
Observar A presença de comentários dos alunos com linguagem e conhecimento próprios - sinal de que o professor incentiva e valoriza a reflexão e a autonomia.
Quando não tem Os alunos podem estar sendo levados a anotar apenas a fala do professor ou as anotações que ele faz no quadro.
Uso dos porquês
Aluno 1
Algumas descobertas
Descobrimos em nossa pesquisa como usar o "porquê". Usamos "porquê" junto em resposta e explicações. Usamos o "por que" separado em perguntas. Quando aparece o acento circunflexo (^) no porque ele está no fim da frase. Alguns exemplos: Por que os animais estão sendo extintos? Porque o homem não está cuidando bem do planeta!
Aluno 2
Descobertas para o uso do porquê
Compartilhando as frases sobre o uso dos PORQUÊS, descobrimos que: - escrevemos por que no início de frases quando fazemos uma pergunta. Usamos porque nas frases em que nós explicamos alguma coisa.
Observar A presença de comentários dos alunos com linguagem e conhecimento próprios - sinal de que o professor incentiva e valoriza a reflexão e a autonomia.
Quando não tem Os alunos podem estar sendo levados a anotar apenas a fala do professor ou as anotações que ele faz no quadro.
=== PARTE 3 ====
3 Correções explicadas
Visita ao Memorial do Imigrante
Querido aluno,
Após o passeio, você trouxe informações e produziu um texto. Agora, faça uma revisão, observando os comentários. Bom trabalho!
(...) Nesse espaço, fizemos uma comparação com o modo de vida atual e o de 1OO anos atrás. Diferentes hábitos, roupas e transportes. Como, por exemplo, as frutas, que eram vendidas em carroças. O comércio era separado, os homens tinham suas lojas e as mulheres outras, não podiam fazer compras juntos.
No Memorial?
Essa frase não tem verbo, vamos pôr um verbo?
Eles eram donos das lojas?
Observar Se o professor estabelece uma conversa com o estudante ao comentar a estratégia utilizada ou pedindo que acrescente, justifique ou retome algum ponto.
Quando não tem O professor deixa de fazer observações dirigidas às necessidades de cada aluno, usando o diálogo só nas situações de grupo.
Visita ao Memorial do Imigrante
Querido aluno,
Após o passeio, você trouxe informações e produziu um texto. Agora, faça uma revisão, observando os comentários. Bom trabalho!
(...) Nesse espaço, fizemos uma comparação com o modo de vida atual e o de 1OO anos atrás. Diferentes hábitos, roupas e transportes. Como, por exemplo, as frutas, que eram vendidas em carroças. O comércio era separado, os homens tinham suas lojas e as mulheres outras, não podiam fazer compras juntos.
No Memorial?
Essa frase não tem verbo, vamos pôr um verbo?
Eles eram donos das lojas?
Observar Se o professor estabelece uma conversa com o estudante ao comentar a estratégia utilizada ou pedindo que acrescente, justifique ou retome algum ponto.
Quando não tem O professor deixa de fazer observações dirigidas às necessidades de cada aluno, usando o diálogo só nas situações de grupo.
=== PARTE 4 ====
4 Continuidade do estudo
Ortografia
São Paulo, 2 de março de 2010.
Pesquise em revistas 4 palavras com M no meio da palavra e 4 com N no meio da palavra. Cole-as no espaço abaixo.
São Paulo, 3 de março de 2010.
Registro das descobertas
Hoje nós olhamos a lista das palavras escritas com M e N no final da sílaba. Descobrimos que o M vem sempre antes do P e do B e que o N vem antes de todas as outras consoantes.
Observar Se existe uma progressão nos desafios propostos, permitindo que o aluno use o que aprendeu anteriormente para resolver problemas mais complexos.
Quando não tem Os conteúdos são trabalhados de forma fragmentada e não há variação no grau de dificuldade nos exercícios.
Fotos: Cercilio
Ortografia
São Paulo, 2 de março de 2010.
Pesquise em revistas 4 palavras com M no meio da palavra e 4 com N no meio da palavra. Cole-as no espaço abaixo.
Registro das descobertas
Hoje nós olhamos a lista das palavras escritas com M e N no final da sílaba. Descobrimos que o M vem sempre antes do P e do B e que o N vem antes de todas as outras consoantes.
Observar Se existe uma progressão nos desafios propostos, permitindo que o aluno use o que aprendeu anteriormente para resolver problemas mais complexos.
Quando não tem Os conteúdos são trabalhados de forma fragmentada e não há variação no grau de dificuldade nos exercícios.
Fotos: Cercilio
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