PLANO DE AULA - 8º ANO - FUNDAMENTAL 2

A CÉLULA

Introdução:

A célula é a forma mais elementar de organização dos seres vivos. Todos os seres vivos são formados por células, exceto os vírus, que são classificados como seres acelulares.
Todas as células são compostas de substâncias semelhantes, mas podem diferir quanto à presença ou ausência de determinadas estruturas celulares. Dessa forma, há dois tipos básicos de células, de acordo com a presença ou ausência de membrana envolvendo o núcleo: 
* Células procarióticas: são mais simples e o material nuclear não se encontra envolto por nenhuma membrana. Todos os organismos procarióticos são unicelulares. Exemplo: bactéria e cianobactéria.

                                                               

                                                           
esquema de uma célula procariótica


* Células eucarióticas:  o material nuclear encontra-se envolto por membrana. Os organismos eucarióticos podem ser unicelulares, como a ameba, ou pluricelulares, como os animais e as plantas.



AS ESTRUTURAS DAS CÉLULAS 

As células são formadas basicamente por:

* A membrana celular ou plasmática: envolve toda a célula; ela não é contínua e apresentas poros por meio dos quais a célula realiza i intercâmbio de substâncias com o exterior.
Tanto nas células animais como nas vegetais, a membrana celular permanece em constante atividade. Nas células vegetais, além além da membrana plasmática existe uma parede de celulose unida estreitamente à membrana plasmática, que tem por finalidade conferir maior sustentação e proteção à célula vegetal.

* O citoplasma:  é a porção da célula localizada entre o núcleo e a membrana celular. O citoplasma contém uma parte fluída denominada citosol, em que há várias estruturas mergulhadas, denominada organóides.  
O citosol é constituído por água, proteínas, sais e açúcares e tem aspecto gelatinoso, viscoso.

* O núcleo: é a estrutura celular que comanda a maioria das atividades da célula, utilizando as instruções fornecidas pelos genes.


ESQUEMA EM CORTE DA CÉLULA ANIMAL COM OS ORGANÓIDES.






ORGANÓIDES DAS CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL:     

* Os ribossomos: São as estruturas nas quais são fabricadas as proteínas das células. Eles produzem diferentes tipos de proteínas, de acordo com as informações que recebem do núcleo. Encontram-se livres no citoplasma ou aderidos ao retículo endoplasmático.



*Os lisossomos:  São pequenas bolsas com sucos digestivos, enzimas que se desprendem do complexo golgiense. Os lisossomos realizam a digestão de diversas substâncias.

* Complexo golgiense ou aparelho de Golgi: É o organóide onde são transformadas e armazenadas as proteínas e outras substâncias. É um sistema de vesículas (pequenas bolsas) empilhadas que tem como função também a síntese de açúcares importantes, como a pectina, que entra na constituição da parede de celulose dos vegetais. 

* O retículo endoplasmático: É uma rede de bolsas ou tubos membranosos, em que há transporte de substâncias pelo citoplasma e também produção de várias substâncias, como o colesterol e a lecitina.

* As mitocôndrias: São estruturas que utilizam açúcares e gás oxigênio para produzir energia em um processo denominado respiração celular.


* Os cloroplastos (célula vegetal): São organóides encontrados nas células vegetais. Neles encontra-se a clorofila, substância essencial para produção de açúcares (fotossíntese).


* Os vacúolos: São estruturas de armazenamento de substâncias na célula vegetal.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.

AULA PRÁTICA - OBSERVAÇÃO DE TENDÃO/ 8º ANO