VOCÊ VAI GOSTAR DESTE DESAFIO! - 2º ANO/EJA

PONTE DE SAFENA - CAMINHO ALTERNATIVO

Cirurgia dribla artéria obstruída, mantendo a irrigação sanguínea no coração. 


[...]  O sangue oxigenado que vem dos pulmões precisa ser distribuído para o coração por artérias que se chamam coronárias. Essas artérias podem acumular placas de gordura que obstruem a passagem do sangue. Como a circulação na região é difícil, o paciente passa a sentir dores no peito (angina). Quando 70% ou mais da coronária está obstruída, é recomendada a cirurgia de ponte de safena. Se ela não for feita, o paciente pode ter um infarto fatal.
Para evitar que o coração fique sem a oxigenação necessária, é preciso encontrar um novo caminho para a circulação voltar ao normal. Um pedaço de uma veia da perna chamada safena é extraído e enxertado no coração. Uma ponte, ou seja, uma nova ligação é feita entre a aorta (principal artéria do corpo) e uma região da coronária que fica depois da parte obstruída pelas placas de gordura. O sangue então passa a utilizar o novo caminho e a oxigenação do coração está garantida. [...] 

Ponte de safena



                                    Fonte: PINSKY, Luciana. "Caminho alternativo". Revista Mundo Estranho. Janeiro 2012. 



FAÇA VC:    VALOR: 2,0 

01) Como é chamada a doença causada por acúmulo de placas de gordura nas artérias? Quais são as consequências desse acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos?
02) Por que a cirurgia recebe o nome de ponte de safena?



Comentários

  1. Eric Geraldo Reis De Paula
    Número: 07
    2ºA

    1º Questão
    Aterosclerose. Os sintomas podem ser bastantes evidentes, mas em alguns casos, umaa pessoa pode ter a doença e não apresentar nem um sinal. Os sintomas podem ser ; dor nos peitos ou desconfortos; dor nas pernas ao caminhar ; queda de pelos nas pernas ou palidez nos dedos; acidente vascular entre outros.

    2º questão
    A cirurgia de revascularização é conhecida popularmente como " ponte safena" . Este termo refere-se os casos em que a veia safena magna é utilizada com enxerto ( ponte ou conduto) durante a cirurgia.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela dias 2• ano A eja número 10. 1•Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas. 2•
    É Chamada ponte de safena a cirurgia que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração). São também utilizadas as artérias radial (braço) e mamária (tórax).

    ResponderExcluir
  3. Camila Fabricio 2°A n° 05 eja
    1° Aterosclose. Sintomas são muito evidentes, em alguns casos, a pessoa pode ter a doença e não apresenta um sinal . Os sintomas são: Dores no peito, queda de cabelo entre outros.
    2° A cirurgia é chamada ponte de safena porque refere-se os casos em que a veia safena magna e ultilizada com enxerto(ponte) na cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Gabriel Martins da costa
      N°21
      2°A eja
      1°Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.
      2°A cirurgia de ponte de safena - Técnica, riscos e resultados
      A cirurgia de revascularização miocárdica ("by pass") é conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena.Este termo refere-se os casos em que a veia safena magna é utilizada com enxerto (ponte ou conduto) durante a cirurgia.

      Excluir
  4. Jaqueline Lima Aguiar numero:17, Serie: 2 A EJA
    1)Questão:
    Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Os sintomas podem ser ; dor nos peitos ou desconfortos; dor nas pernas ao caminhar ; queda de pelos nas pernas ou palidez nos dedos; acidente vascular entre outros.

    2)Questão:
    a cirurgia de ponte de safena. Se ela não for feita, o paciente pode ter um infarto fatal.

    Para evitar que o coração fique sem a oxigenação necessária, é preciso encontrar um novo caminho para a circulação voltar ao normal. Um pedaço de uma veia da perna chamada safena é extraído e enxertado no coração. Uma ponte, ou seja, uma nova ligação é feita entre a aorta (principal artéria do corpo) e uma região da coronária que fica depois da parte obstruída pelas placas de gordura. O sangue então passa a utilizar o novo caminho e a oxigenação do coração está garantida.

    ResponderExcluir
  5. Antonia rosimeire
    2ºA
    N:1

    Questâo 1: Ateroclerose é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

    Questao 2: É chamada ponte de safena a cirurgia que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração). São também utilizadas as artérias radial (braço) e mamária (tórax).

    O nome completo da cirurgia é cirurgia de revascularização miocárdica (referente ao miocárdio, músculo que irriga o coração) por ponte de safena aorto-coronária. Os tipos existentes só dependem de qual artéria coronária receberá a safena. Esta operação está indicada para aqueles pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca (isquemia) por obstrução de artérias, com risco de enfarte (morte do músculo cardíaco por falta total de irrigação sangüínea). A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de substâncias gordurosas (ateromas) nas paredes das coronárias (do coração).

    ResponderExcluir
  6. Ivana Iris da Silva Nobre 2° ano EjA N° 14.
    1° Questão:
    Aterosclerose.
    Aterosclerose está relacionada com os fatores de risco tradicionais: pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo,obesidade. Entretanto, em mais ou menos 40% dos casos de pessoas com a doença documentada não existem os fatores de risco clássicos. Existem os chamados novos fatores de riscos, por exemplo, a hiper-homocisteinemia. Homocisteína é uma proteína encontrada normalmente no plasma que, em certas circunstâncias, por alteração metabólicas,pode aumentar muito. Esse aumento lesa os vasos e facilita o desenvolvimento da aterosclerose. Trata-se, porém, de uma patologia que ocorre num grupo relativamente pequeno de pessoas. Outro fator de risco é o nível reduzido de HDL, o colesterol protetor. (acidente vascular cerebral)

    2° Questão:
    Porque esta cirurgia tem a finalidade de fazer a revascularização miocárdica através de uma ponte realizada com parte da veia safena (maior veia da perna).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JHON MAICON SANTOS SERRA Nº19
      SERIE: 2º A EJA

      1º)aterosclerose, suas consequências são: As complicações da aterosclerose dependem de quais artérias foram afetadas. A doença pode causar problemas mais graves, como:

      Doença arterial coronariana
      Doença arterial carótida
      Doença arterial periférica

      2º)A cirurgia de revascularização miocárdica ("by pass") é conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena.Este termo refere-se os casos em que a veia safena magna é utilizada com enxerto (ponte ou conduto) durante a cirurgia.

      Excluir
  7. 1°Questão.
    Arteriosclerose. O infarto ou angina quando compromete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando compromete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.
    2°Questão.
    A ponte de safena, também conhecida por cirurgia de revascularização do miocárdio, consiste na retirada de uma parte da veia safena localizada na perna, para criar uma ponte por cima das artérias do coração para tornar possível a passagem sanguínea.

    ResponderExcluir
  8. JANAINA PRISCILA DIAS NETO,(16)
    (2ano/A)
    Questâo 1: Ateroclerose é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

    Questao 2: É chamada ponte de safena a cirurgia que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração). São também utilizadas as artérias radial (braço) e mamária (tórax).

    O nome completo da cirurgia é cirurgia de revascularização miocárdica (referente ao miocárdio, músculo que irriga o coração) por ponte de safena aorto-coronária. Os tipos existentes só dependem de qual artéria coronária receberá a safena. Esta operação está indicada para aqueles pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca (isquemia) por obstrução de artérias, com risco de enfarte (morte do músculo cardíaco por falta total de irrigação sangüínea). A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de substâncias gordurosas (ateromas) nas paredes das coronárias (do coração).

    ResponderExcluir
  9. IVANILDE DA SILVA GALVÃO,(15)
    (2ano/A)
    Questâo 1: Ateroclerose é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

    Questao 2: É chamada ponte de safena a cirurgia que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração). São também utilizadas as artérias radial (braço) e mamária (tórax).

    O nome completo da cirurgia é cirurgia de revascularização miocárdica (referente ao miocárdio, músculo que irriga o coração) por ponte de safena aorto-coronária. Os tipos existentes só dependem de qual artéria coronária receberá a safena. Esta operação está indicada para aqueles pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca (isquemia) por obstrução de artérias, com risco de enfarte (morte do músculo cardíaco por falta total de irrigação sangüínea). A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de substâncias gordurosas (ateromas) nas paredes das coronárias (do coração).

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. aterosclerose, suas consequências são: As complicações da aterosclerose dependem de quais artérias foram afetadas. A doença pode causar problemas mais graves, como:

    Doença arterial coronariana
    Doença arterial carótida
    Doença arterial periférica

    2º)A cirurgia de revascularização miocárdica ("by pass") é conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena.Este termo refere-se os casos em que a veia safena magna é utilizada com enxerto (ponte ou conduto) durante a cirurgia.
    lElielson Santos 2°B

    ResponderExcluir
  12. maicon douglas 2B n*28
    1)
    aterosclerose, suas consequências são: As complicações da aterosclerose dependem de quais artérias foram afetadas
    doenças:
    Doença arterial periférica
    Doença arterial carótida
    Doença arterial coronariana

    2)

    A ponte de safena, também conhecida por cirurgia de revascularização do miocárdio, consiste na retirada de uma parte da veia safena localizada na perna, para criar uma ponte por cima das artérias do coração para tornar possível a passagem sanguínea.

    ResponderExcluir
  13. Quelem Lopes Dos Santos N°33 2°A
    1)aterosclerose, suas consequências são: As complicações da aterosclerose dependem de quais artérias foram afetadas
    doenças:
    Doença arterial periférica
    Doença arterial carótida
    Doença arterial coronariana

    2)A ponte de safena, também conhecida por cirurgia de revascularização do miocárdio, é conhecida como ponte de safena porque consiste na retirada de uma parte da veia safena localizada na perna, para criar uma ponte por cima das artérias do coração para tornar possível a passagem sanguínea.

    ResponderExcluir
  14. 1°Questão:
    Aterosclerose:
    Consequências: Alem do risco de obstruir o vaso, outro grande risco é das placas ateroscleróticas se romperem e causarem por exemplo infarto agudo do miocárdio quando as artérias do coração são afetadas ou causarem um AVC (acidente vascular cerebral) se afetarem vasos cerebrais.As placas menores são mais instáveis,e quanto menor seu tamanho maior o risco de rompimento.

    2° Questão:
    A ponte de safena, também conhecida por cirurgia de revascularização do miocárdio consiste na retirada de uma parte da veia safena localizada na perna, para criar uma ponte por cima das artérias do coração para torna possível a passagem sanguínea.

    ResponderExcluir
  15. Lais de Freitas carvalho N°23 2°ANO A

    1. Aterosclerose, suas consequências são: As complicações da aterosclerose dependem de quais artêrais foram afetada.

    Doença arterial coronariana.
    Doença arterial carotida.
    Doença arterial periférica.

    2. A cirurgia de revoscularização miocárdica é conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena. Este termo referese os casos em que a veia safena magna é utilizada com enxerto (porte ou conduto) durante a cirurgia.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Victor Alexsander Bosso N°48 2°A EJA

    1º Questão
    Aterosclerose. Os sintomas podem ser bastantes evidentes, mas em alguns casos, uma pessoa pode ter a doença e não apresentar nem um sinal. Os sintomas podem ser ; dor nos peitos ou desconfortos; dor nas pernas ao caminhar ; queda de pelos nas pernas ou palidez nos dedos; acidente vascular entre outros.

    2º questão
    A cirurgia de revascularização é conhecida popularmente como " ponte safena" . Este termo refere-se os casos em que a veia safena magna é utilizada com enxerto ( ponte ou conduto) durante a cirurgia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.