ATIVIDADE A ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

1 1)     Durante uma aula no Laboratório de Ciências sobre células, a professora realizou um experimento em que os alunos deveriam passar um palito de madeira na parte interna da bochecha para captar algumas células mortas. Depois, eles deveriam encostar o palito com as células numa lâmina para microscopia e adicionar um corante para possibilitar a observação. A lâmina foi colocada ao microscópio óptico e a seguinte imagem foi observada pelos alunos:   

Célula da bochecha


Nela, é possível notar três constituintes importantes das células. Aponte-os e escreva as principais funções de cada um deles nas linhas abaixo.

1- ______________________________________________________________________________________ 

2- ______________________________________________________________________________________ 

3- ______________________________________________________________________________________ 


2) No citoplasma das células, estão imersas estruturas responsáveis por seu funcionamento. Essas estruturas são denominadas organelas citoplasmáticas, e cada uma desempenha uma função dentro da célula. Na ilustração abaixo, vemos a representação de uma célula com suas organelas. Sobre esse assunto, são feitas algumas afirmações. Leia-as e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, corrigindo-as.        



a) (   ) O lisossomo tem como função produzir, transportar e armazenar substâncias dentro da célula.

b) (   ) Ribossomo, organela responsável pela respiração celular.

c) (   ) Complexo golgiense é a estrutura que tem a função de produzir, modificar, armazenar e empacotar substâncias.

d) (   ) A mitocôndria,  é a organela que sintetiza proteínas no interior da célula.

e) (   ) O retículo endoplasmático, é a organela que produz, transporta e armazena substâncias no interior da célula.


3) Em outra aula prática no Laboratório de Ciências, a professora realizou um experimento para mostrar aos alunos uma das estruturas que diferenciam a célula vegetal da célula animal. Para isso, ela utilizou uma planta conhecida como elódea, cuja folha foi observada ao microscópio. Abaixo segue imagem do que foi visto pelos alunos. 


Quando questionados pela professora sobre qual era o nome das estruturas em verde, Gabriel afirmou que se tratava de vacúolos. Já Marcos afirmou que as estruturas em verde eram cloroplastos. Qual é a função dessas estruturas?

___________________________________________________________________________________________________________ 

4) Leia o texto abaixo sobre as células-troncos e, depois, responda ao que pede.


                                           PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO  

Um grupo de 23 brasileiros portadores de diabetes tipo 1 apresenta sinais de recuperação inédita no mundo. O pâncreas destes pacientes voltou a funcionar normalmente, e eles deixaram de depender de injeções de insulina, quatro anos depois que eles receberam um transplante de sua próprias células-tronco. [...]

As possibilidades abertas pelas células-tronco são muitas. Além de diabetes tipo 1, elas têm o potencial para tratar de doenças cardíacas, problemas no fígado, esclerose múltipla, lesões cerebrais e da medula óssea, esquizofrenia, osteoporose, mal de Parkinson, doenças inflamatórias intestinais e recuperação da pele em casos de queimaduras. Em alguns casos, as células-tronco têm origem em outras fontes, como o tecido adiposo, o tecido da pele e a polpa do dente. [...]

Disponivel:<http:// www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia-com celulas-tronco>  

a) Por que as células-tronco têm potencial para serem utilizadas no tratamento de tantas doenças? 

_____________________________________________________________________________________________________________  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.

CÉLULA TRONCO PLURIPOTENTES 7º ANO