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ETNOMATEMÁTICA - O BICHO DE SETE CABEÇAS É BONZINHO

EDUCATRIX: ETNOMATEMÁTICA – O BICHO DE SETE CABEÇAS É BONZINHO

Bom dia, amigos modernos.
Vocês saberiam dizer o que há em comum entre um boliche, um supermercado e um simples jogo de dados? À primeira vista, podem parecer ambientes completamente distintos, mas com um pouco de criatividade pedagógica, podem se transformar em ótimas maneiras para se ensinar matemática e fazer com que os alunos encarem a disciplina sem medo.
Essas e muitas outras são atividades fazem parte da etnomatemática, uma interessante metodologia que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais. A etnomatemática não é propriamente uma nova disciplina, mas sim uma forma de se abordar a matemática não somente com a utilização da ciências por diferentes grupos ou culturas, como também o conhecimento prévio do aluno, desafiando-o a utilizá-lo para enfrentar situações de seu cotidiano.
Segundo o professor Ubiratan D’Ambrósio, principal idealizador da proposta no Brasil e autor da obra Etnomatemática: uma abordagem inclusiva, “ensinar é preparar o aluno para viver o mundo real, e um dos meios mais importantes para tal é de natureza matemática”. Esta integração do “mundo real” com a sala de aula reforça a importância do diálogo entre as disciplinas como uma forma eficiente de aumentar a retenção e o interesse dos alunos.

AULAS MAIS CRIATIVAS, ALUNOS MAIS INTERESSADOS

A etnomatemática é uma metodologia essencialmente interdisciplinar. O prefixoetno faz referência a contextos culturais e à forma com a qual o conhecimento e a técnica são abordados pelas mais diversas culturas. Sendo assim, é importante que o professor esteja preparado para dialogar com as outras disciplinas para contextualizar sua turma antes de iniciar um exercício.
As atividades de sala de aula são ferramentas importantes para desafiar os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos em situações do cotidiano. Assim, desde um simples jogo de cartas ou dados até um supermercado improvisado, em que os alunos se deparam com as operações matemáticas, são cenários que o professor pode utilizar em seu favor, como mostra esta matéria realizada pela UNIVESP TV.

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