MODELO DE PROJETO DE PESQUISA
E.E.E. FUNDAMENTAL E MÉDIO PROF. DANIEL NERI
DA SILVA
MODELO
PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
TÍTULO
ALUNOS
LOCAL
MÊS /ANO
SUMÁRIO
1-
INTRODUÇÃO.........................................................................3
2-
OBJETIVOS.............................................................................4
3-
JUSTIFICATIVA.......................................................................5
4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6
5-
METODOLOGIA......................................................................7
6-
CRONOGRAMA.......................................................................8
7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9
8-
ANEXOS..................................................................................10
1-INTRODUÇÃO
(O QUE É
O TEMA?)
Na
introdução o aluno deverá explicar o assunto
que deseja desenvolver.
·
Desenvolver genericamente o tema
·
Anunciar a idéia básica
·
Delimitar o foco da pesquisa
·
Situar o tema dentro do contexto geral
da sua área de trabalho
·
Descrever as motivações que levaram à
escolha do tema
·
Definir o objeto de análise: O QUÊ SERÁ ESTUDADO?
4
2- OBJETIVOS
( VAI
BUSCAR O QUÊ?)
Aqui o aluno deverá descrever o
objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar.
A apresentação dos objetivos varia em
função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar
claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos
de forma geral e específica.
O objetivo geral define o que o
pesquisador pretende atingir com sua investigação.
Os objetivos específicos definem
etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.
Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos para
iniciar os objetivos:
·
Exploratórios (conhecer, identificar,
levantar, descobrir)
·
Descritivos (caracterizar, descrever,
traçar, determinar)
·
Explicativos (analisar, avaliar,
verificar, explicar)
5
3- JUSTIFICATIVA
(POR QUE
FAZER?)
Consiste na apresentação, de forma
clara, objetiva e rica em detalhes, das razões de ordem teórica ou prática que
justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial.
No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve
indicar:
·
A relevância social do problema a ser
investigado.
·
As contribuições que a pesquisa pode
trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou
ampliaras formulações teóricas a esse respeito.
·
O estágio de desenvolvimento dos
conhecimentos referentes ao tema.
·
A possibilidade de sugerir modificações
no âmbito da realidade proposta pelo tema.
6
4- REVISÃO
TEÓRICA
(O QUE JÁ FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?)
Pesquisa alguma parte hoje da estaca
zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em
algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo
complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais
fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não
haja duplicação de esforços.
A citação das principais conclusões
a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa
realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.
- A literatura indicada deverá ser
condizente com o problema em estudo.
- Citar literatura relevante e atual
sobre o assunto a ser estudado.
- Apontar alguns dos autores que
serão consultados.
- Demonstrar entendimento da
literatura existente sobre o tema.
- As citações literais deverão
aparecer sempre entre aspas ou caracteres em itálico, indicando a obra
consultada. CUIDADO COM O PLÁGIO!
- As citações devem especificar a
fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA)
- As citações e paráfrases deverão
ser feitas de acordo com as regras da ABNT 6023, de2002.
- Citações literais, utilizar fonte
nº 11.
7
5-
METODOLOGIA
(COMO FAZER?)
·
Descrever sucintamente o tipo de
pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc. )
·
Delimitação e descrição (se necessário)
dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas,
formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc.
·
Indicar o procedimento para a coleta de
dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é:
a)
para pesquisa bibliográfica: indicar
proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica);
b)
para pesquisa experimental; indicar o
procedimento de testagem;
c)
para a pesquisa descritiva: indicar o
procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre
outros.
·
Listar bibliotecas visitadas até o
momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaboração do trabalho
final.
·
Indicar outros recursos: jornais,
periódicos, Internet.
8
6- CRONOGRAMA
(EM QUANTO TEMPO FAZER?)
A elaboração do cronograma responde
à pergunta quando? A pesquisa
deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para
passar de uma fase a outra. Não esquecer que
há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases
anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa,
incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica.
MES/ETAPAS
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Mês/ano
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Mês
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Escolha do tema
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X
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Levantamento bibliográfico
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X
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X
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X
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Elaboração do anteprojeto
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X
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Apresentação do projeto
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X
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Coleta de dados
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X
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X
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X
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X
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Análise dos dados
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X
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X
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X
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Organização do roteiro/partes
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X
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Redação do trabalho
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X
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X
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Revisão e redação final
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X
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Entrega da monografia
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X
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Defesa da monografia
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X
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7-BIBLIOGRAFIA
(QUAL O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO UTILIZADO?)
·
A bibliografia utilizada no
desenvolvimento do projeto de pesquisa ( pode incluir aqueles que ainda serão
consultados para sua pesquisa).
·
A bibliografia básica (todo material
coletado sobre o tema: livros, artigos,
monografias, material da internet, etc.)
·
As referências bibliográficas deverão
ser feitas de acordo com as regras da ABNT NBR 6023/2002. Atenção para a ordem
alfabética.
·
Na bibliografia final listar em ordem
alfabética todas as fontes consultadas, independente de serem de tipos
diferentes. Apenas a título de exemplo, a seguir, veja como citar
alguns dos tipos de fontes mais comuns :
Livros:
GIL,
Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.
LAKATOS,
Eva e Marconi, Marina. Metodologia do
Trabalho Científico. SP : Atlas, 1992.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996.
Artigos de revistas:
AS 500
maiores empresas do Brasil. Conjuntura
Econômica. Rio de Janeiro. v.38, n. 9, set.1984. Edição Especial.
TOURINHO
NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex.
Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
Material da Internet
SÃO
PAULO. (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações
ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente. São
Paulo,1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>
. Acesso em : 8 mar.1999.
SILVA,
M.M.L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, nov.1998.Seção Ponto de
Vista. Disponível em <http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>
Acesso em: 28 nov.1998.
3cm.
3cm.
10
8- ANEXOS
2cm
Você
pode anexar qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, lista de
abreviações, documentos ou parte de documentos, resultados de pesquisas, etc.
Apenas
como exemplo, aqui serão dadas algumas indicações para apresentação gráfica de
seu projeto.
·
Utilizar
papel branco, A4.
·
Fonte
ARIAL, estilo normal, tamanho 12.
·
Citações
com mais de três linhas, fonte tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4cm
da margem esquerda.
·
Notas
de rodapé, fonte tamanho 10.
·
Todas
as letras dos títulos dos capítulos devem ser escritas no canto esquerdo de cada página, em negrito e maiúsculas.
·
Cada capítulo deve começar em folha nova.
·
O
espaçamento entre linhas deve ser 1,5.
·
O início
de cada parágrafo deve ser recuado de 2cm. da margem esquerda.
·
As
margens das páginas devem ser: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita
de 2cm.
·
O
número da página deve aparecer na borda superior direita, em algarismos
arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da Introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto. Não
contar a capa para efeito de numeração.
2cm
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E
ESCLARECIDO
O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe após consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivíduos ou grupos que por si e/ou por seus representantes legais manifestem a sua anuência à participação na pesquisa.
IV.1 - Exige-se que o esclarecimento dos sujeitos se faça em linguagem acessível e que inclua necessariamente os seguintes aspectos:
a) a justificativa, os objetivos e os procedimentos que serão utilizados na pesquisa;
b) os desconfortos e riscos possíveis e os benefícios esperados;
c) os métodos alternativos existentes;
d) a forma de acompanhamento e assistência, assim como seus responsáveis;
e) a garantia de esclarecimento, antes e durante o curso da pesquisa, sobre a metodologia, informando a possibilidade de inclusão em grupo controle ou placebo;
f) a liberdade do sujeito se recusar a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem penalização alguma e sem prejuízo ao seu cuidado;
g) a garantia do sigilo que assegure a privacidade dos sujeitos quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa;
h) as formas de ressarcimento das despesas decorrentes da participação na pesquisa; e
i) as formas de indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa.
IV.2 - O termo de consentimento livre e esclarecido obedecerá aos seguintes requisitos:
a) ser elaborado pelo pesquisador responsável, expressando o cumprimento de cada uma das exigências acima;
b) ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa que referenda a investigação;
c) ser assinado ou identificado por impressão dactiloscópica, por todos e cada um dos sujeitos da pesquisa ou por seus representantes legais; e
d) ser elaborado em duas vias, sendo uma retida pelo sujeito da pesquisa ou por seu representante legal e uma arquivada pelo pesquisador.
IV.3 - Nos casos em que haja qualquer restrição à liberdade ou ao esclarecimento necessários para o adequado consentimento, deve-se ainda observar:
a) em pesquisas envolvendo crianças e adolescentes, portadores de perturbação ou doença mental e sujeitos em situação de substancial diminuição em suas capacidades de consentimento, deverá haver justificação clara da escolha dos sujeitos da pesquisa, especificada no protocolo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e cumprir as exigências do consentimento livre e esclarecido, através dos representantes legais dos referidos sujeitos, sem suspensão do direito de informação do indivíduo, no limite de sua capacidade;
b) a liberdade do consentimento deverá ser particularmente garantida para aqueles sujeitos que, embora adultos e capazes, estejam expostos a condicionamentos específicos ou à influência de autoridade, especialmente estudantes, militares, empregados, presidiários, internos em centros de readaptação, casas-abrigo, asilos, associações religiosas e semelhantes, assegurando-lhes a inteira liberdade de participar ou não da pesquisa, sem quaisquer represálias;
c) nos casos em que seja impossível registrar o consentimento livre e esclarecido, tal fato deve ser devidamente documentado com explicação das causas da impossibilidade e parecer do Comitê de Ética em Pesquisa;
d) as pesquisas em pessoas com o diagnóstico de morte encefálica só podem ser realizadas desde que estejam preenchidas as seguintes condições:
- documento comprobatório da morte encefálica (atestado de óbito);
- consentimento explícito dos familiares e/ou do responsável legal, ou manifestação prévia da vontade da pessoa;
- respeito total à dignidade do ser humano sem mutilação ou violação do corpo;
- sem ônus econômico financeiro adicional à família;
- sem prejuízo para outros pacientes aguardando internação ou tratamento;
- possibilidade de obter conhecimento científico relevante, novo e que não possa ser obtido de outra maneira;
e) em comunidades culturalmente diferenciadas, inclusive indígenas, deve-se contar com a anuência antecipada da comunidade através dos seus próprios líderes, não se dispensando, porém, esforços no sentido de obtenção do consentimento individual;
f) quando o mérito da pesquisa depender de alguma restrição de informações aos sujeitos, tal fato deve ser devidamente explicitado e justificado pelo pesquisador e submetido ao Comitê de Ética
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