PROJETO PIPA - MATEMÁTICA - 8º ANO











Projeto Pipa na Matemática
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ5RinR5lnxsEZ2giwUmpJiQyYt8-mnjhnwKEkQaEX2A_Uyv1ZhHH2PFISiFtY5mlIQbhs54xrwSgY1DBPCo1NbmDHjDR2F3sIjTN6D6Z2HzHqOXsdfGJQUuH35fFVYmwAR823Hs5_1jCu/s1600/Slide1.JPG
APRESENTAÇÃO GERAL


  O enfoque pedagógico se dará na elaboração de narrativas, aula essencial, e a construção de pipas contemplando assim a associação: teoria e prática. Através de uma aprendizagem colaborativa, utilizaremos narrativas para apresentar a significação dos conceitos matemáticos bem como a história da origem das pipas.
 Tema central: construção de pipas no ensino da matemática usando materiais manipuláveis e  recursos tecnológicos na Web.
 Temas de apoio: formas geométricas, ângulos, retas, área, perímetro, unidade de medida.


INTRODUÇÃO
 Com o objetivo de enriquecer e aprimorar os estudos de geometria sobre ângulos, retas, polígonos, medidas e mosaicos, foi elaborado o projeto de confecção de pipas.
 A pipa faz parte do cotidiano dos adolescentes, e a confecção de pipas contempla-os com uma aprendizagem dinâmica e voltada para a prática de seu dia –a –dia. Este projeto desenvolverá pesquisas com narrativas históricas que apresentem a origem das pipas, assim como produzi-las e os cuidados necessários ao brincar de pipa.


JUSTIFICATIVA
   Esse projeto tem por finalidade mostrar aos alunos do 8º ano do ensino fundamental regular, a presença e a importância da matemática nas situações do dia a dia. Apresentando os conceitos matemáticos: espaço e forma ludicamente, Utilizando os recursos tecnológicos para o registro do conhecimento adquirido com a elaboração de uma narrativa pessoal e posteriormente a exposição dos trabalhos. Contemplando assim uma interatividade: aluno, professore e comunidade.
 Despertar no aluno a consciência do ato de responsabilidade em suas decisões durante as atividades de lazer e para sua vida.


OBJETIVOS GERAIS
  • A utilização de textos narrativos para apresentar uma Matemática mais próxima da vivência do educando.
  • A elaboração de narrativas com situações vivenciadas pelo educando.
  • Despertar no aluno a consciência do ato de responsabilidade em suas decisões durante as atividades de lazer e para sua vida.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Utilizar os recursos da web para proporcionar aos interessados informações atualizadas sobre o conteúdo apresentado;
  • Verificar a formação de ângulos na armação da pipa e identificá-los como  reto, agudo ou obtuso;
  • Identificar e classificar os polígonos presentes na pipa e conceituá-los;
  • Reconhecer e representar simbolicamente os elementos de um polígono: vértices, lados e ângulos;


DISCIPLINAS E PÚBLICOS ENVOLVIDOS


 Disciplina envolvida: Matemática. Será desenvolvido pelo 8º ano do Ensino Fundamental Regular. Etapas: Construção de pipas em sala de aula; Pesquisa na Internet sobre a história da invenção da pipa; Ajuda de um profissional que trabalhe coma confecção de pipas. Aplicação de conteúdos, em sala de aula, ligados ao projeto. Exposição de pipas.


ESTRATÉGIAS:


  • Construção de pipa: os alunos em grupos de quatro irão manipular as varetas e construirão as pipas livremente, depois testarão as pipas confeccionadas por eles se sobem ou não.
  • Incentivar os alunos a pesquisarem em diversas fontes de informação.
  • Desenvolver narrativas de cunho pessoal no fim do projeto.
  • Aplicar os conteúdos sempre fazendo referência aos conceitos matemáticos á construção das pipas, destacando: ângulos, retas, áreas e figuras geométricas.
  • Exposição de pipas: verificar a maior pipa, mais criativa, se voam ou não e originalidade.


RECURSOS TECNOLÓGICOS:


  • Computador; Editor de texto; Sites de pesquisas; Blog; comunidades; Máquinas fotográficas serão utilizadas na pesquisa e registro do projeto.
  • Materiais: papel de seda, vareta, linha, cola régua, esquadro, transferidor, carretéis, sacos de lixo.
  • Coleta de dados: Pesquisas na Internet, em livros, revistas etc...
  • Seleção do material: Varetas de Bambu, Carretéis de linha nº10, Papel de seda, Saco de lixo, Esquadro, régua, tesoura e cola. O material será escolhido de acordo com a necessidade de cada grupo na confecção das pipas.
  • O aluno terá a liberdade de escolher entre os materiais expostos podendo utilizar outros materiais trazidos por ele mesmo.
  • O projeto constituirá como um dos meios de avaliação da disciplina envolvida.


CRONOGRAMA


Duração: Novembro de 2015



RECEITA DE PIPA:

MATERIAIS:
Duas varetas, uma folha de papel de seda, linha, cola e tesoura.

MODO DE FAZER:

1- Posicione a vareta menor sobre a maior, perpendicularmente. Com a linha, amarre as varetas no centro e nas extremidades, unindo todas as pontas.
2- Coloque o papel de seda sobre a armação e corte no formato da pipa, deixando 2 centímetro de sobra. Dobre essa borda e cole.
3- Amarre uma linha nas pontas da vareta menor, envergando-a. No centro dessa linha, amarre outra, que levantará a pipa.

COMO BRINCAR:
Para que a pipa suba bastante, deixe-a contra o vento. Um amigo pode mantê-la levantada no início. Quando ela começar a voar, solte e movimente a linha para que ela permaneça no ar e faça diferentes manobras. Quem deixar a sua mais tempo no céu é o vencedor.
Não vale usar cerol, que pode causar sérios ferimentos.

VARIAÇÕES:
Papagaio, raia e pandorga são alguns dos outros nomes da pipa.

VOCABULÁRIO USADO EM RONDÔNIA:
Imbiocar: Fazer diversas manobras
Queidar: Quando a pipa se desprende da linha.


Exposição na sala de aula

Exposição no pátio

Exposição no teto da sala







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

HEREDITARIEDADE HUMANA - DESTINADO AO 8° "C" - QUESTÕES

SISTEMA VENOSO 2º ANO