PROJETO PIPA - MATEMÁTICA - 8º ANO
Projeto Pipa na Matemática
APRESENTAÇÃO GERAL
O enfoque pedagógico se dará na elaboração de narrativas, aula essencial, e a construção de pipas contemplando assim a associação: teoria e prática. Através de uma aprendizagem colaborativa, utilizaremos narrativas para apresentar a significação dos conceitos matemáticos bem como a história da origem das pipas.
Tema central: construção de pipas no ensino da matemática usando materiais manipuláveis e recursos tecnológicos na Web.
Temas de apoio: formas geométricas, ângulos, retas, área, perímetro, unidade de medida.
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de enriquecer e aprimorar os estudos de geometria sobre ângulos, retas, polígonos, medidas e mosaicos, foi elaborado o projeto de confecção de pipas.
A pipa faz parte do cotidiano dos adolescentes, e a confecção de pipas contempla-os com uma aprendizagem dinâmica e voltada para a prática de seu dia –a –dia. Este projeto desenvolverá pesquisas com narrativas históricas que apresentem a origem das pipas, assim como produzi-las e os cuidados necessários ao brincar de pipa.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem por finalidade mostrar aos alunos do 8º ano do ensino fundamental regular, a presença e a importância da matemática nas situações do dia a dia. Apresentando os conceitos matemáticos: espaço e forma ludicamente, Utilizando os recursos tecnológicos para o registro do conhecimento adquirido com a elaboração de uma narrativa pessoal e posteriormente a exposição dos trabalhos. Contemplando assim uma interatividade: aluno, professore e comunidade.
Despertar no aluno a consciência do ato de responsabilidade em suas decisões durante as atividades de lazer e para sua vida.
OBJETIVOS GERAIS
- A utilização de textos narrativos para apresentar uma Matemática mais próxima da vivência do educando.
- A elaboração de narrativas com situações vivenciadas pelo educando.
- Despertar no aluno a consciência do ato de responsabilidade em suas decisões durante as atividades de lazer e para sua vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Utilizar os recursos da web para proporcionar aos interessados informações atualizadas sobre o conteúdo apresentado;
- Verificar a formação de ângulos na armação da pipa e identificá-los como reto, agudo ou obtuso;
- Identificar e classificar os polígonos presentes na pipa e conceituá-los;
- Reconhecer e representar simbolicamente os elementos de um polígono: vértices, lados e ângulos;
DISCIPLINAS E PÚBLICOS ENVOLVIDOS
Disciplina envolvida: Matemática. Será desenvolvido pelo 8º ano do Ensino Fundamental Regular. Etapas: Construção de pipas em sala de aula; Pesquisa na Internet sobre a história da invenção da pipa; Ajuda de um profissional que trabalhe coma confecção de pipas. Aplicação de conteúdos, em sala de aula, ligados ao projeto. Exposição de pipas.
ESTRATÉGIAS:
- Construção de pipa: os alunos em grupos de quatro irão manipular as varetas e construirão as pipas livremente, depois testarão as pipas confeccionadas por eles se sobem ou não.
- Incentivar os alunos a pesquisarem em diversas fontes de informação.
- Desenvolver narrativas de cunho pessoal no fim do projeto.
- Aplicar os conteúdos sempre fazendo referência aos conceitos matemáticos á construção das pipas, destacando: ângulos, retas, áreas e figuras geométricas.
- Exposição de pipas: verificar a maior pipa, mais criativa, se voam ou não e originalidade.
RECURSOS TECNOLÓGICOS:
- Computador; Editor de texto; Sites de pesquisas; Blog; comunidades; Máquinas fotográficas serão utilizadas na pesquisa e registro do projeto.
- Materiais: papel de seda, vareta, linha, cola régua, esquadro, transferidor, carretéis, sacos de lixo.
- Coleta de dados: Pesquisas na Internet, em livros, revistas etc...
- Seleção do material: Varetas de Bambu, Carretéis de linha nº10, Papel de seda, Saco de lixo, Esquadro, régua, tesoura e cola. O material será escolhido de acordo com a necessidade de cada grupo na confecção das pipas.
- O aluno terá a liberdade de escolher entre os materiais expostos podendo utilizar outros materiais trazidos por ele mesmo.
- O projeto constituirá como um dos meios de avaliação da disciplina envolvida.
CRONOGRAMA
Duração: Novembro de 2015
RECEITA DE PIPA:
MATERIAIS:
Duas varetas, uma folha de papel de seda, linha, cola e tesoura.
MODO DE FAZER:
1- Posicione a vareta menor sobre a maior, perpendicularmente. Com a linha, amarre as varetas no centro e nas extremidades, unindo todas as pontas.
2- Coloque o papel de seda sobre a armação e corte no formato da pipa, deixando 2 centímetro de sobra. Dobre essa borda e cole.
3- Amarre uma linha nas pontas da vareta menor, envergando-a. No centro dessa linha, amarre outra, que levantará a pipa.
COMO BRINCAR:
Para que a pipa suba bastante, deixe-a contra o vento. Um amigo pode mantê-la levantada no início. Quando ela começar a voar, solte e movimente a linha para que ela permaneça no ar e faça diferentes manobras. Quem deixar a sua mais tempo no céu é o vencedor.
Não vale usar cerol, que pode causar sérios ferimentos.
VARIAÇÕES:
Papagaio, raia e pandorga são alguns dos outros nomes da pipa.
VOCABULÁRIO USADO EM RONDÔNIA:
Imbiocar: Fazer diversas manobras
Queidar: Quando a pipa se desprende da linha.
RECEITA DE PIPA:
MATERIAIS:
Duas varetas, uma folha de papel de seda, linha, cola e tesoura.
MODO DE FAZER:
1- Posicione a vareta menor sobre a maior, perpendicularmente. Com a linha, amarre as varetas no centro e nas extremidades, unindo todas as pontas.
2- Coloque o papel de seda sobre a armação e corte no formato da pipa, deixando 2 centímetro de sobra. Dobre essa borda e cole.
3- Amarre uma linha nas pontas da vareta menor, envergando-a. No centro dessa linha, amarre outra, que levantará a pipa.
COMO BRINCAR:
Para que a pipa suba bastante, deixe-a contra o vento. Um amigo pode mantê-la levantada no início. Quando ela começar a voar, solte e movimente a linha para que ela permaneça no ar e faça diferentes manobras. Quem deixar a sua mais tempo no céu é o vencedor.
Não vale usar cerol, que pode causar sérios ferimentos.
VARIAÇÕES:
Papagaio, raia e pandorga são alguns dos outros nomes da pipa.
VOCABULÁRIO USADO EM RONDÔNIA:
Imbiocar: Fazer diversas manobras
Queidar: Quando a pipa se desprende da linha.
Exposição na sala de aula |
Exposição no pátio |
Exposição no teto da sala |
Comentários
Postar um comentário