UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ALUNO DO SÉCULO XXI
"Onde é que vou usar isso?"
Como um indício de mudança de olhar e postura, os alunos podem explorar a matemática do dia a dia, fazendo múltiplas relações e perdendo o medo de formular seus "porquês". É um movimento que desperta a curiosidade e desenvolve o pensamento matemático, que se mantém em atividade o tempo todo, agora não só nas aulas - o olhar e a mente da criança não param quando ela está fora da escola, em casa, na rua, nas compras com os pais, nas atividades de lazer e nas reuniões sociais. É essa criança ativa que queremos desenvolver, é o que desejamos para o nossos filhos e isso é o que devemos desejar para os filhos dos outros, os nossos alunos. A escola do século XXI tem que estar voltada para a criança e o adolescente do século XXI.
Relato do professor e pesquisador do Centro de Educação Matemática,
consultor do MEC - Antonio José Lopes Bigode. Revista Educar
Transforma.
Comentários
Postar um comentário