ESPERMATOZÓIDES COM DEFEITO FÍSICOS GRAVE NÃO CONSEGUE FECUNDAR UM ÓVULO

Milhares de espermatozóides liberados na ejaculação têm defeitos físicos graves e jamais conseguiriam fecundar um óvulo
Você foi o espermatozóide mais esperto dentre milhões que tentaram chegar ao óvulo. Você é um vencedor!”, essa brincadeira que todos fazem representa que estamos aqui não só por “sermos” o espermatozóide mais esperto, mas também um dos mais saudáveis. Isso porque, poucas pessoas sabem, mas em uma ejaculação milhares de espermatozóides tem defeitos físicos e por isso não conseguem chegar ao óvulo e alguns, se quer saem do lugar.
Os espermatozóides possuem um núcleo compactado, e as organelas mais desenvolvidas são aquelas relacionadas com a locomoção. Possuem uma cauda que tem um flagelo destinado a propulsionar o espermatozóide e a energia propulsora é obtida pelas mitocôndrias localizadas na peça intermediária. Na cabeça do espermatozóide distinguem-se duas porções importantes: o núcleo (que carrega o material genético) e o acrossomo (carrega enzimas que auxiliam na penetração do óvulo). Na cauda são distinguidas quatro regiões: o pescoço (ou colo), a peça intermediária, a peça principal e a peça terminal. Mas nem todo espermatozóide é bonitinho como deve ser. Muitos deles têm defeitos na morfologia que podem até comprometer a fertilidade masculina.

Mais de 90% dos casos de infertilidade masculina se devem à baixa quantidade ou qualidade de espermatozóide (ou a ambos). Em 30% a 40% dos casos de anormalidades do espermatozóide, a causa é desconhecida. O tamanho e a forma do espermatozóide são fatores importantes quando se diz respeito a capacidade que um homem tem de engravidar uma mulher. Espermatozóides podem ser cabeçudos, ter cabeça dupla, acromossomo pequeno demais ou grande demais, cauda dupla, cauda curta etc. Espermatozóides com formato anormal não conseguem fecundar um óvulo. Cerca de 60% deles deve ter tamanho e formato normais para a fertilidade ser considerada adequada. O canal genital feminino é um lugar inóspito para eles. Sua superfície é forrada por colônias de lactobacilos que secretam ácido para defendê-la dos germes que penetram. Os poucos espermatozóides que conseguem sobreviver nesse ambiente ácido ainda precisarão vencer muitas barreiras para chegar ao óvulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.