O QUE SÃO GORDURAS?

Lipídios
Saiba mais sobre os lipídios, funções básicas, características, composição dos lipídios, fontes, gorduras

Óleos vegetais e carne de peixes: alimentos ricos em lipídios

O que são lipídios 

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Funções dos lipídios

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.

- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.

- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.



Principais fontes de lipídios (alimentos):

- Margarinas
- Milho
- Aveia
- Soja
- Gergilim
- Cevada
- Trigo integral
- Centeio
- Óleo de canola
- Óleo de soja
- Óleo de peixes

Os tipos de gordura e seus efeitos para o organismo

As gorduras são nutrientes tão essenciais quanto as  proteínas ou carboidratos. A gordura ajuda a construir as paredes de todas as  células do nosso corpo e pode ser um bom regulador da tensão arterial.
Uma dieta equilibrada deve conter 30% de gorduras. Dessas, um  terço de saturadas de dois terços de insaturadas.
Óleos e gorduras estão classificados como alimentos  energéticos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Estão na base da  nova cadeia alimentar e devem ser consumidos diariamente, em pequenas  quantidades.

Existem três tipos de gordura: Insaturada, Saturada e Trans.
Conheça cada uma delas e o que elas fazem no seu organismo:
Gordura Insaturada (Monoinsaturadas e Poliinsaturadas) — A Gordura “do  bem”
As gorduras insaturadas são as “gorduras do bem”.  Essas gorduras ajudam na redução do LDL – colesterol, também conhecido como  colesterol de baixa densidade — responsável por provocar danos  cardiovasculares. Além disso, auxiliam no controle dos triglicerídeos e do colesterol  total.
Também são importantes transportadores de nutrientes para  dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais.
Fazem parte da família das gorduras insaturadas o Ômega 3, o  Ômega 6 e o Ômega 9 (ou ácido oléico), que nada mais são que gorduras — apenas com diferentes estruturas químicas.
Cada uma das três gorduras acima (Ômega 3, 6 e 9) possui uma função  quando ingeridas e estão presentes em diversos alimentos, podendo estar em  grandes quantidades em um mesmo alimento.

Fontes de Gorduras Insaturadas
● Abacate
● Óleos vegetais (como os de oliva, gergelim, soja, girassol e óleo extra virgem de coco)
● Cacau (chocolate amargo)
● Castanha do Pará, amêndoas, nozes e avelãs
● Linhaça
● Salmão, sardinha, atum e  trufa
● Amendoim

O consumo  frequente de gorduras insaturadas aumenta a imunidade do organismo e diminui o  risco de doenças degenerativas.

Gordura Saturada

As gorduras saturadas são as “gorduras do mal”,  pois aumentam o nível do colesterol ruim (LDL) no sangue e, como consequência  eleva os riscos de problemas cardíacos.

Fontes de Gorduras Saturadas
● Carnes gordas e a pele do frango
● Leite, iogurte, queijos amarelos
● Manteiga
● Frituras
● Coco
● Azeite de dendê
● Manteiga de cacau
Gordura Trans
A trans é o pior tipo de gordura. A trans não só aumenta a  taxa de LDL, como também diminui o HDL. Está na gordura vegetal hidrogenada,  presente nos alimentos industrializados.

Fontes de Gorduras Trans
● Salgadinhos
● Pratos congelados
● Margarina
● Sorvete
● Maionese
● Bolachas recheadas
● Biscoito amanteigado








Quais são as gorduras boas para o nosso organismo?
Publicado em 15 de outubro de 2013 por admin
Apontada como a grande vilã das dietas, as gorduras são por muitas vezes “injustiçadas”. Assim como as vitaminas e sais minerais, elas também possuem papel importante na nossa alimentação. Segue abaixo artigo de uma nutricionista sobre os tipos de gorduras, benefícios e malefícios.
“Quem não conhece alguém que tem colesterol alto? Ou quem não conhece alguém que diz engordar apenas na barriga? É, parece que são coisas impossíveis de não ter para quem gosta de deliciar-se com as mais diversas e saborosas comidas; que muitas vezes são cheias de gorduras. Mas nem tudo está perdido. Vamos entender para que servem as gorduras e as diferenças entre elas. Gorduras são super importantes para o organismo. Entre as suas funções podemos destacar três, sendo elas:
-  são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo;
-  por proteger contra choques mecânicos;
-  por produzir nossos hormônios.
Imaginem a bagunça que seria em nosso organismo se não tivéssemos hormônios. Mas se elas são tão importantes, por quê geram consequências tão desastrosas para o nosso organismo? Para responder a essa pergunta vamos entender as diferenças entre as gorduras:

Gorduras saturadas: são as gorduras de origem animal. São consideradas as gorduras ruins para o nosso organismo. São responsáveis por elevar o colesterol LDL que podem levar aos problemas cardíacos. Então, sempre que pensamos em um animal, temos que saber que sua gordura é ruim para a nossa saúde. Exemplos: o leite vem da vaca, que por sua vez é um animal, e portanto sua gordura é ruim para a nossa saúde. Um copo de leite integral possui 6g de gorduras, sendo de 3g a 4g somente de gordura ruim. Imaginem, se precisamos de três copos de leite por dia, o que isso pode representar para a nossa saúde! Nesse caso, podemos tomar leite desnatado que possui a mesma composição do leite integral; porém, sem gordura!
Gorduras insaturadas: são as gorduras de origem vegetal. São consideradas gorduras boas para a saúde. Óleo de linhaça, azeite, óleos vegetais, abacate, castanhas e nozes são exemplos de gorduras boas. Elas colaboram com o aumento do nosso colesterol bom (HDL). Esse tipo de gordura não deposita-se somente na região da barriga e ainda colaboram com o nosso coração.
Gorduras Trans: É uma modificação industrial das gorduras boas transformando-as em gorduras horríveis para a saúde. Além de aumentar a taxa do colesterol ruim (LDL), diminui as taxas do colesterol bom (HDL). Achamos esse tipo de gordura nas bolachas doces, biscoitos salgados, pães doces, sorvetes, gorduras hidrogenadas, chocolates hidrogenados, etc. Sempre precisamos escolher os alimentos que vêm escritos livres de gorduras Trans nas embalagens. Entretanto, lembre-se que apesar do alimento ser livre de gordura trans, não significa que pode ser consumido em excesso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E também devemos lembrar que esses alimentos estão livres de gorduras Trans apenas na porção indicada na embalagem. Se desejar consumir um pacote de bolacha sozinho, com certeza irá consumir gordura Trans. Segundo a ANVISA, só é obrigatório colocar a quantidade de gordura Trans no rótulo quando essa for maior que 0,2g, ou seja, uma bolacha pode ter menos dessa quantidade, mas em um pacote cheio não !
Respondendo a pergunta inicial, as gorduras não são as vilãs para a nossa saúde e sim as nossas escolhas em relação à elas. Quem está preocupado com a qualidade da alimentação pode introduzir, por exemplo, creme de soja (origem vegetal) ao invés de creme de leite (origem animal) nas preparações. Em calorias não muda muito, mas em qualidade é totalmente diferente. Gorduras boas devem estar presentes todos os dias nas nossas refeições.
Agora aposto que ficou uma pergunta na cabeça do leitor: mas por quê o óleo é considerado uma gordura boa? Pois é, tanto óleo quanto azeite são ótimos para a saúde desde que não sejam aquecidos. Com a temperatura elevada, essas gorduras boas saturam e transformam-se em gorduras ruins maltratando a nossa saúde.
Agora que vocês entenderam a diferença entre os tipos de gorduras vamos praticar Saúde. Evitem as gorduras ruins e deem boas vindas às gorduras boas.

Fonte: http://www.anutricionista.com/gorduras-ruins-vs-gorduras-boas.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.