ÚLCERA GÁSTRICA

Úlcera gástrica

A úlcera gástrica, úlcera péptica ou úlcera no estômago é uma ferida que geralmente é causada por diversos fatores, entre eles a má alimentação. Ela apresenta como sintoma a dor de estômago, especialmente após comer, e normalmente não é uma situação muito grave. Seu tratamento é feito com antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.

Causas da úlcera gástrica

As possíveis causas da úlcera gástrica são:
  • Fator genético
  • Alimentação
  • Presença da Helicobacter Pylori 
  • Estresse

Sintomas de úlcera gástrica

A úlcera gástrica gera sintomas como:
  • Dor abdominal forte, em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber
  • Dor em forma de queimação na "boca do estômago"
  • Enjoo
  • Vômito
  • Dor de cabeça
  • Perda de peso

Como identificar a úlcera gástrica

Para identificar a úlcera gástrica, recomenda-se uma endoscopia digestiva alta. Nela, o médico irá colocar uma sonda, com uma microcâmera na ponta, dentro da boca do indivíduo até o seu estômago, conseguindo visualizar com clareza as paredes internas do estômago e suas lesões.
A biópsia do tecido do estômago poderá confirmar a presença da H. Pylori.

Tratamento para úlcera gástrica

O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de antiácidos, que evitam que o suco gástrico utilizado na digestão aumente o tamanho da ferida.
Pode-se recorrer ainda a analgésicos, para controlar as dores, e a calmantes, para que o indivíduo fique mais relaxado, uma vez que o ácido gástrico é produzido em maior quantidade sob estresse.
Para eliminar a H.Pylory, recorre-se a antibióticos, como, por exemplo, a Amoxicilina.
A alimentação deve ser feita com frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, laticínios light, pão, e carnes magras, devendo-se evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. Evite também alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.

Tratamento caseiro para úlcera gástrica

Um ótimo tratamento caseiro para úlcera gástrica é tomar o suco puro de uma batata por dia.
Basta passar a batata pela centrífuga ou processador de alimentos e tomar seu suco, sempre em jejum e várias vezes durante o dia. Tome o suco logo após o seu preparo.
A batata é um antiácido natural que não tem contraindicações, muito eficaz em caso de gastrite e úlcera.

Referência Bibliográfica

BITTENCOURT PFS; ROCHA GA; PENNA FJ; QUEIROZ DMM. Úlcera Péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobater pylori na criança e adolescente. Acesso em Dez. 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.

AULA PRÁTICA - OBSERVAÇÃO DE TENDÃO/ 8º ANO