COMO É A RESPIRAÇÃO CELULAR NAS BACTÉRIAS

Visualizar como página web
Todos os organismos necessitam de energia em suas células para manter a ordem biológica que os mantêm vivos. Para isso, as células são capazes de obter energia através de uma ampla variedade de maneiras, incluindo a respiração celular.
Basicamente, a respiração celular consiste na quebra de moléculas orgânicas para a produção de energia na forma de ATP e ela pode ocorrer na presença de oxigênio – respiração aeróbia – ou na ausência – respiração anaeróbia. A respiração aeróbia é a rota de produção de energia mais eficiente e ocorre na maioria das células eucarióticas e em alguns organismos procarióticos – e é sobre estes últimos que iremos falar.
Muitas pessoas pensam que procariontes (grupo que inclui as bactérias) podem realizar apenas respiração anaeróbia, como a fermentação, mas na verdade eles também podem realizar respiração celular. Nas plantas, animais, por exemplo, parte da respiração celular ocorre no citosol e parte nas mitocôndrias. No entanto, as células procariontes não possuem organelas – lembre-se que as mitocôndrias provavelmente evoluíram de bactérias que foram fagocitadas por células eucarióticas ancestrais há bilhões de anos. Então, o processo de respiração celular difere nestas células com relação aos locais em que ocorrem cada uma das etapas.
Locais onde ocorrem as etapas da respiração celular em eucariontes e procariontes. © Biologia Total
A primeira fase da respiração celular – chamada de glicólise – ocorre  no citoplasma da célula tanto em células eucariontes como procariontes.  Esta é a fase em que ocorre a quebra da glicose em piruvato e ela é o ponto de partida tanto da respiração celular como da fermentação.
A etapa seguinte, denominada oxidação do piruvato, ocorre na membrana interna da mitocôndria em eucariontes e na face interna da membrana plasmática em procariontes. Nesta etapa, o piruvato é convertido a Acetil-CoA, que é utilizado na etapa seguinte, o ciclo de Krebs.
No ciclo de Krebs – que ocorre na matriz mitocondrial em eucariontes e no citoplasma em procariontes – a quebra das moléculas de glicose é completada, resultando na formação de gás carbônico, entre outras moléculas.
Por fim, a cadeia respiratória (ou cadeia transportadora de elétrons) – etapa em que ocorre a produção de ATP a partir da energia derivada de reações de redução e oxidação de uma cadeia transportadora de elétrons – acontece na membrana interna da mitocôndria em eucariontes e na face interna da membrana plasmática em procariontes.
Fique ligado, pois este assunto pode aparecer na sua prova do ENEM e demais vestibulares. Confira a questão abaixo!
A seguir estão representados dois tipos celulares distintos.
Com base em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar:
a) Por não terem mitocôndria, as bactérias, ditas procariontes, realizam apenas respiração anaeróbia, como a fermentação láctica.
b) A separação entre transcrição e tradução, e a possibilidade de realizar meiose são características exclusivas das células eucariontes.   
c) Os ribossomos são comuns aos dois tipos celulares, mas somente células eucariontes apresentam retículo endoplasmático rugoso.  
d) Os dois tipos celulares apresentam o mesmo código genético indicando ancestralidade comum.   


Resposta: alternativa a. As bactérias também podem realizar respiração aeróbia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

HEREDITARIEDADE HUMANA - DESTINADO AO 8° "C" - QUESTÕES

SISTEMA VENOSO 2º ANO