SAIBA MAIS



As escamas revelam a idade dos peixes

         Uma das maiores dificuldades dos zoólogos é determinar a idade dos animais na natureza. Isso é possível quando se acompanha o crescimento de um indivíduo, do seu nascimento à sua morte. Para os animais aquáticos, muitas vezes não é possível acompanhar o desenvolvimento ao longo de todos o ciclo de vida. 
         Existem vários métodos para se estimar a idades de um animal. Em peixes, estruturas como vértebras e escamas podem ser utilizadas nessa determinação.
        As escamas apresentam anéis que mostram períodos de crescimento. Os anéis que estão mais separados indicam épocas com abundância de alimento, em geral no verão, quando ocorre maior crescimento do peixe. Os anéis que estão muito próximos entre si são formados quando o peixe não encontra muito alimento no ambiente e seu crescimento é desacelerado. Normalmente isso ocorre no inverno.
        Dessa forma, na escama podem ser identificados vários anéis em cada período, de maior e menor crescimento. O núcleo representa o nascimento do peixe e os anéis da borda representam os períodos mais recentes de crescimento.
Esses anéis geralmente são mais fáceis de observar nos peixes que vivem em regiões que apresentam estações do ano bem definidas, como nas regiões temperadas.

                                                                                                                       Fonte:adaptado de KENT, G. C.,CARR. Comparative
                                                                                                                         anatomy of the vertebrates. Nova York, 2000.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.