VOCÊ VAI GOSTAR DE LER! - CIÊNCIA E INFORMAÇÃO

POR QUE ENGASGAMOS?

[...]

     O engasgo com qualquer comida ou bebida é um reflexo de que o alimento pegou o caminho errado no sistema digestório. Tudo começa com uma falha na laringe, órgão localizado na garganta, responsável pela produção de som para a fala e também pela passagem do ar. Ela é formada por estruturas cartilaginosas - isto é, feitas de tecido resistente e flexível -, entre as quais está a epiglote - que pode ser comparada a uma tampinha. A epiglote abre e fecha, independentemente da nossa vontade, inúmeras vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.
      Quando inspiramos e expiramos, seja pelo nariz ou pela boca, a epiglote está aberta e o ar passa pela laringe rumo aos pulmões. Quando ingerimos qualquer alimento, seja sólido ou líquido, ela precisa estar fechada, interrompendo a passagem para a laringe. Assim, o alimento segue pelo esôfago até alcançar o estômago, onde ocorre parte do processo de digestão.
      De vez em quando, a epiglote falha em seu fechamento. Aí, o alimento que deveria seguir pelo esôfago pega o caminho errado: é desviado para a laringe! Como esse órgão é preparado para receber apenas ar, ele sofre uma irritação (o engasgo!). Detectando que não é o ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa.

                                  Fonte: CUENCA, Sandra da Costa. Revista Ciência Hoje das Crianças Online. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.