OFICINA DE CIÊNCIAS - EXPERIMENTOS
EXPERIMENTO - 01 - AVALIANDO A PERMEABILIDADE DOS SOLOS
MATERIAL:
* Coador de café.
* 3 filtros de papel. (ou de garrafa Pet)
* 1 xícara (de café).
* Água.
* 3 amostras diferentes de solo: argiloso, arenoso e de uma mata (que pode ser coletada em um jardim).
* 3 copos de vidro transparente. (ou de garrafa Pet)
* Relógio.
* Folhas de jornal
PROCEDIMENTO:
Questões:
1) Houve diferença entre a quantidade de água adicionada e a quantidade de água recolhida na garrafa? Explique.
2) Qual amostra de solo reteve maior quantidade de água? E qual reteve menos? Por quê?
3) Qual amostra de solo apresentou coloração mais escura? A que se deve essa coloração?
Analisar:
4) Relacione a capacidade de reter água com a retenção de nutrientes para as plantas. Qual solo é, provavelmente, o mais fértil?
Justifique.
5) É possível relacionar fertilidade do solo com a cor da água retida no copo? Explique.
Fonte: Atividade elaborada com base em Experimentoteca de solos: infiltração e retenção de água no solo.
EXPERIMENTO Nº 02 - MOLDES E RÉPLICAS
OBJETIVO:
Entender como são formados os fósseis do tipo molde e réplica, relacionando os modelos confeccionados na atividade com os fenômenos ocorridos na natureza.
MATERIAL:
* Massa de modelar.
* Materiais para fazer os fósseis, como conchas e folhas de plantas.
* Gesso.
* Água.
Copo plásticos ou garrafa Pet.
PROCEDIMENTO:
1- Preencha o fundo de um copo com a massa de modelar
QUESTÕES:
1) Onde foi formado o molde, na massa de modelar ou no gesso?
2) O que representa a massa de modelar e o gesso no modelo de formação do fóssil?
3) Qual ´e importância do estudo desses tipos de vestígios dos seres vivos?
EXPERIMENTO Nº 03 - INVESTIGANDO A DECOMPOSIÇÃO
OBJETIVO:
* Investigar o tempo de decomposição de diferentes tipos de materiais.
MATERIAL:
* Casca de uma banana.
* Folha de papel de rascunho.
* Pedaço de papelão
* 03 garrafas Pet transparentes (de 2 L).
* Um pouco de terra.
PROCEDIMENTO:
ANALISAR:
1) Qual dos itens pesquisados desapareceu primeiro?
2) E qual dos itens desapareceu por último?
3) Quanto tempo cada item demorou até ser inteiramente decomposto?
EXPERIMENTO Nº 04 - O PLUVIÔMETRO
MATERIAL:
* Pote plástico sem tampa e com fundo plano (garrafa pet).
* Régua.
* Caneta que marque plástico
PROCEDIMENTO:
1- Use a caneta para copiar a escala da régua no pote plástico - 3 cm são suficientes. O ponto inicial deve ser o fundo do pote.
2- Coloque o pluviômetro em local exposto à chuva, distante de árvores e edifícios.
O TERMÔMETRO:
Providencie um termômetro adequado para medir temperaturas do ambiente.
ATIVIDADES:
ATIVIDADE PRÁTICA Nº 06 - OBSERVAÇÃO DE TENDÕES DE PÉ DE GALINHA
CONTEÚDO RELACIONADO: TIPOS DE TECIDOS
* Essa atividade prática deve ser feita pelo professor, pois requer o uso de objetos cortantes. Faça como uma demonstração para que os alunos possam observar as estruturas de interesse.
OBJETIVO:
* Compreender o funcionamento dos tendões.
MATERIAL:
* Pé de galinha.
* Tesoura.
* Pano limpo.
* Detergente líquido.
* Bandeja de plástico ou forma de bolo retangular.
* Pinça.
* Papel.
* Lápis preto.
PROCEDIMENTOS:
1- Lave muito bem os pés de galinha com água e sabão. Seque-os com um pano limpo.
2- Observe seu professor manipular o pé de galinha. Ele fará uma incisão na porção final do pé de galinha. Após isso, utilizando a tesoura, ele vai fazer um corte longitudinal (no sentido do eixo maior do órgão) desde a incisão até próximo aos dedos dos pés.
3- Após a manipulação, o professor vai colocar o pé da galinha em uma bandeja. Procure observar os tendões através do corte.
4- Faça um desenho representando o que foi observado.
5- Com auxílio da pinça, tracione o tendão e observe o movimento resultante.
ATIVIDADE:
* A partir das observações, o que é possível concluir sobre a função do tendão do pé da galinha?
EXPERIMENTO Nº 07 - MOVIMENTOS RESPIRATÓRIO
Construção de um modelo para explicar a ventilação pulmonar
OBJETIVO:
* Construção de um modelo que explique a ventilação pulmonar.
MATERIAIS:
* Uma garrafa plástica (tipo PET) vazia e transparente.
* Uma rolha de borracha ou cortiça com um furo no centro. A rolha deve se encaixar na boca da garrafa.
* Uma caneta (da qual se possa retirar a carga). Não pode ter furo lateral.
* Dois balões de borracha, sendo um maior e o outro menor.
* Tesoura com ponta redonda, fita adesiva.
OBS: a garrafa plástica tem de ter paredes rígidas (não pode ser muito flexível).
PROCEDIMENTOS:
1- Com o auxílio da tesoura, cortar a parte inferior da garrafa plástica ( o corte deve ser feito um pouco abaixo da metade da garrafa)
2- Introduzir a caneta sem carga no furo da rolha.
3- Na extremidade da caneta que ficará para dentro da garrafa adaptar o balão menor. Prendê-lo com fita adesiva.
4- Colocar a rolha com a caneta na boca da garrafa, deixando uns 5 cm da caneta para dentro da garrafa.
5- Testar assoprando a outra ponta da caneta para se certificar de que não está havendo vazamento de ar entre a caneta e o balão pequeno.
6- Cortar a parte superior do balão maior. Adaptar essa película de borracha à porção inferior da garrafa, fechando-a.
7- Prender a película de borracha com fita adesiva.
8- Puxar essa película de borracha para baixo e observar.
OBSERVANDO:
1) Compare as parte do modelo com o corpo humano. Responda no caderno: qual objeto dessa montagem corresponde:
a) À caixa torácica? c) Às vias respiratórias?
b) Aos pulmões? d) Ao diafragma?
2) O que aconteceu quando o balão do fundo da garrafa foi puxado para baixo?
3) Nessa situação, o que aconteceu com apressão do ar dentro da garrafa?
4) O que aconteceu quando o balão do fundo da garrafa foi solto?
5) Compare os fatos observados no modelo com os movimentos respiratórios e descreva-os.
EXPERIMENTO Nº 08 - A AÇÃO DOS SUCOS DIGESTIVOS
OBJETIVOS:
* Coletar e interpretar dados.
* Verificar a ação de uma enzima sobre proteína.
* Identificar a presença de substâncias (enzimas) capazes de transformar os alimentos durante a digestão.
* Reconhecer que, no organismo humano, as proteínas são digeridas pela ação de enzimas contidas nos sucos digestivos e transformadas em aminoácidos.
MATERIAL:
* Clara de um ovo cozido.
* 4 tubos de ensaio.
* 1 estante para tubos de ensaio.
* Etiquetas
* Água
* 3 mL de suco de abacaxi.
* 3 mL de suco de limão
* 3 mL se suco de mamão.
* 4 chumaços de algodão para tampar os tubos de ensaio.
PROCEDIMENTO:
1- Formar grupos.
2- Obter os sucos diretamente das frutas. Macerar, filtrar e reservar separadamente.
3- Etiquetar os tubos, identificando-os como 1, 2, 3 e 4.
4- Colocar em cada tubo, até 2 cm de altura, o seguinte:
Tubo 1 - suco de abacaxi
Tubo 2 - suco de limão
Tubo 3 - suco de mamão
Tubo 4 - água
5- Cortar a clara de ovo em 4 cubos pequenos e de tamanho igual.
6- Colocar um cubinho em cada tubo de ensaio, tampar com algodão e deixar em repouso por três dias.
ANALISAR:
Comparar os cubinhos dos tubos 1,2,3 e 4, discutir com o grupo e responde às questões.
1) Em que tubo o cubinho de clara de ovo diminuiu?
2) Levante uma hipótese para explicar o resultado obtido.
3) A atividade pode ser relacionada a qual etapa da digestão no corpo humana? Qual a importância dessa etapa para o organismo?
4) Em que partes do corpo humano ocorre a digestão de proteína?
5) Quais são os sucos digestivos associados a essa digestão?
6) Por que as proteínas são importantes para o organismo humano?
MATERIAL:
* Coador de café.
* 3 filtros de papel. (ou de garrafa Pet)
* 1 xícara (de café).
* Água.
* 3 amostras diferentes de solo: argiloso, arenoso e de uma mata (que pode ser coletada em um jardim).
* 3 copos de vidro transparente. (ou de garrafa Pet)
* Relógio.
* Folhas de jornal
Filtro de PET |
1- Coletem as 3 amostras de solo e coloquem-nas sobre folhas de jornal por alguns dias para que sequem ao ar livre. Depois de secas, desfaçam os torrões que tenham se formado em cada amostra.
2- Coloquem uma xícara de cada uma das amostras em um filtro, como indicado na figura. Numerem o copo (pedaço de garrafa) para identificá-lo de acordo com a amostra de solo.
3- Despejam no filtro o equivalente a uma xícara de água.
4- Utilizem o relógio e registrem o tempo que a água levou para passar pelo filtro. Observem a coloração e a quantidade da água que passou para o copo.
5- Repitam os passos 2 a 4 com as demais amostras de solo.
6- Organizem os dados coletados em uma tabela.
Questões:
1) Houve diferença entre a quantidade de água adicionada e a quantidade de água recolhida na garrafa? Explique.
2) Qual amostra de solo reteve maior quantidade de água? E qual reteve menos? Por quê?
3) Qual amostra de solo apresentou coloração mais escura? A que se deve essa coloração?
Analisar:
4) Relacione a capacidade de reter água com a retenção de nutrientes para as plantas. Qual solo é, provavelmente, o mais fértil?
Justifique.
5) É possível relacionar fertilidade do solo com a cor da água retida no copo? Explique.
Fonte: Atividade elaborada com base em Experimentoteca de solos: infiltração e retenção de água no solo.
EXPERIMENTO Nº 02 - MOLDES E RÉPLICAS
OBJETIVO:
Entender como são formados os fósseis do tipo molde e réplica, relacionando os modelos confeccionados na atividade com os fenômenos ocorridos na natureza.
MATERIAL:
* Massa de modelar.
* Materiais para fazer os fósseis, como conchas e folhas de plantas.
* Gesso.
* Água.
Copo plásticos ou garrafa Pet.
PROCEDIMENTO:
1- Preencha o fundo de um copo com a massa de modelar
2- Pressione sobre a superfície da massa de modelar o material a partir do qual será feito o modelo do fóssil, com uma folha. Na massa de modelar deve ficar a impressão do material; no caso da folha, por exemplo, as nervuras devem ficar bem evidentes.
3- Em outro recipiente, faça uma mistura de gesso e água. Para meio copo de água use 5 colheres de gesso.
4- Despeje a mistura de gesso e água no copo com a massa de modelar. ATENÇÃO, o gesso nunca deve ser descartado pelo ralo, jogue o que sobrar direto no lixo.
5- Quando o gesso estiver seco e duro retire-o do copinho e observe o que foi formado.
Fósseis de folhas |
1) Onde foi formado o molde, na massa de modelar ou no gesso?
2) O que representa a massa de modelar e o gesso no modelo de formação do fóssil?
3) Qual ´e importância do estudo desses tipos de vestígios dos seres vivos?
EXPERIMENTO Nº 03 - INVESTIGANDO A DECOMPOSIÇÃO
OBJETIVO:
* Investigar o tempo de decomposição de diferentes tipos de materiais.
MATERIAL:
* Casca de uma banana.
* Folha de papel de rascunho.
* Pedaço de papelão
* 03 garrafas Pet transparentes (de 2 L).
* Um pouco de terra.
PROCEDIMENTO:
1- Coloque cada item dentro de uma garrafa e, em seguida, despeje um pouco de terra por cima.
2- Deite a garrafa, de tal modo que o item fique quase todo coberto por terra, deixando apenas um pedaço visível. Cole etiquetas nas garrafas e numere-as. Em seguida, coloque as garrafas em um lugar escuro, seco e sombreado.
3- Uma vez por semana, os integrantes do grupo devem conferir o conteúdo dos recipientes, anotando, em uma ficha, suas observações sobre os itens enterrados.
Garrafa para decomposição |
ANALISAR:
1) Qual dos itens pesquisados desapareceu primeiro?
2) E qual dos itens desapareceu por último?
3) Quanto tempo cada item demorou até ser inteiramente decomposto?
EXPERIMENTO Nº 04 - O PLUVIÔMETRO
MATERIAL:
* Pote plástico sem tampa e com fundo plano (garrafa pet).
* Régua.
* Caneta que marque plástico
PROCEDIMENTO:
1- Use a caneta para copiar a escala da régua no pote plástico - 3 cm são suficientes. O ponto inicial deve ser o fundo do pote.
2- Coloque o pluviômetro em local exposto à chuva, distante de árvores e edifícios.
Pluviômetro |
Termômetro de ambiente |
Providencie um termômetro adequado para medir temperaturas do ambiente.
ATIVIDADES:
1) Façam uma tabela conforme as orientações a seguir:
a) Descrevam o local onde foram instalados os aparelhos. Façam desenhos, se necessário.
b) Investem símbolos para representar as diferentes condições do tempo.
c) Observem a condição do tempo, nos mesmos horários, durante alguns dias (pelo menos uma semana). Anotem, usando os símbolos.
2) Usem os dados das suas observações e elaborem um informe noticiário sobre as condições do tempo nessa semana.
3) Qual foi a maior dificuldade enfrentada pelo grupo na realização da atividade? De que maneira o problema foi solucionado?
4) Listem ao menos três motivos pelos quais é importante fazer previsões meteorológicas. Justifiquem suas respostas.
EXPERIMENTO Nº 05 - OBSERVANDO CÉLULAS
Nesta atividade vamos aprender como preparar uma lâmina par observar células ao microscópio.
MATERIAL:
* Cebola
* Conta-gotas
* Corante (lugol)
* lâminas e lamínulas.
* Pinça
* Microscópio
PROCEDIMENTO:
1- Adicione uma gota de corante (lugol) sobre a lâmina.
2- Com o auxílio de uma pinça, retire cuidadosamente um pequeno fragmento, o mais fino possível, de uma cebola.
3- Coloque o fragmento na lâmina sobre a gota de corante.
4- Posicione a lamínula de maneira inclinada ao lado da epiderme. Deixe a lamínula cair sobre a preparação. Isso diminui a formação de bolhas de ar, que prejudicam a visualização.
5- Coloque a lâmina sobre a platina do microscópio, regule o aumento, ajuste o foco e observe a preparação.
Célula epiderme de cebola |
célula epidérmica com suas partes |
ATIVIDADE PRÁTICA Nº 06 - OBSERVAÇÃO DE TENDÕES DE PÉ DE GALINHA
CONTEÚDO RELACIONADO: TIPOS DE TECIDOS
* Essa atividade prática deve ser feita pelo professor, pois requer o uso de objetos cortantes. Faça como uma demonstração para que os alunos possam observar as estruturas de interesse.
OBJETIVO:
* Compreender o funcionamento dos tendões.
MATERIAL:
* Pé de galinha.
* Tesoura.
* Pano limpo.
* Detergente líquido.
* Bandeja de plástico ou forma de bolo retangular.
* Pinça.
* Papel.
* Lápis preto.
PROCEDIMENTOS:
1- Lave muito bem os pés de galinha com água e sabão. Seque-os com um pano limpo.
2- Observe seu professor manipular o pé de galinha. Ele fará uma incisão na porção final do pé de galinha. Após isso, utilizando a tesoura, ele vai fazer um corte longitudinal (no sentido do eixo maior do órgão) desde a incisão até próximo aos dedos dos pés.
3- Após a manipulação, o professor vai colocar o pé da galinha em uma bandeja. Procure observar os tendões através do corte.
4- Faça um desenho representando o que foi observado.
5- Com auxílio da pinça, tracione o tendão e observe o movimento resultante.
ATIVIDADE:
* A partir das observações, o que é possível concluir sobre a função do tendão do pé da galinha?
Manipulação dos tendões |
EXPERIMENTO Nº 07 - MOVIMENTOS RESPIRATÓRIO
Construção de um modelo para explicar a ventilação pulmonar
OBJETIVO:
* Construção de um modelo que explique a ventilação pulmonar.
MATERIAIS:
* Uma garrafa plástica (tipo PET) vazia e transparente.
* Uma rolha de borracha ou cortiça com um furo no centro. A rolha deve se encaixar na boca da garrafa.
* Uma caneta (da qual se possa retirar a carga). Não pode ter furo lateral.
* Dois balões de borracha, sendo um maior e o outro menor.
* Tesoura com ponta redonda, fita adesiva.
OBS: a garrafa plástica tem de ter paredes rígidas (não pode ser muito flexível).
PROCEDIMENTOS:
1- Com o auxílio da tesoura, cortar a parte inferior da garrafa plástica ( o corte deve ser feito um pouco abaixo da metade da garrafa)
2- Introduzir a caneta sem carga no furo da rolha.
3- Na extremidade da caneta que ficará para dentro da garrafa adaptar o balão menor. Prendê-lo com fita adesiva.
4- Colocar a rolha com a caneta na boca da garrafa, deixando uns 5 cm da caneta para dentro da garrafa.
5- Testar assoprando a outra ponta da caneta para se certificar de que não está havendo vazamento de ar entre a caneta e o balão pequeno.
6- Cortar a parte superior do balão maior. Adaptar essa película de borracha à porção inferior da garrafa, fechando-a.
7- Prender a película de borracha com fita adesiva.
8- Puxar essa película de borracha para baixo e observar.
Modelo para explicar a ventilação pulmonar |
OBSERVANDO:
1) Compare as parte do modelo com o corpo humano. Responda no caderno: qual objeto dessa montagem corresponde:
a) À caixa torácica? c) Às vias respiratórias?
b) Aos pulmões? d) Ao diafragma?
2) O que aconteceu quando o balão do fundo da garrafa foi puxado para baixo?
3) Nessa situação, o que aconteceu com apressão do ar dentro da garrafa?
4) O que aconteceu quando o balão do fundo da garrafa foi solto?
5) Compare os fatos observados no modelo com os movimentos respiratórios e descreva-os.
EXPERIMENTO Nº 08 - A AÇÃO DOS SUCOS DIGESTIVOS
OBJETIVOS:
* Coletar e interpretar dados.
* Verificar a ação de uma enzima sobre proteína.
* Identificar a presença de substâncias (enzimas) capazes de transformar os alimentos durante a digestão.
* Reconhecer que, no organismo humano, as proteínas são digeridas pela ação de enzimas contidas nos sucos digestivos e transformadas em aminoácidos.
MATERIAL:
* Clara de um ovo cozido.
* 4 tubos de ensaio.
* 1 estante para tubos de ensaio.
* Etiquetas
* Água
* 3 mL de suco de abacaxi.
* 3 mL de suco de limão
* 3 mL se suco de mamão.
* 4 chumaços de algodão para tampar os tubos de ensaio.
PROCEDIMENTO:
1- Formar grupos.
2- Obter os sucos diretamente das frutas. Macerar, filtrar e reservar separadamente.
3- Etiquetar os tubos, identificando-os como 1, 2, 3 e 4.
4- Colocar em cada tubo, até 2 cm de altura, o seguinte:
Tubo 1 - suco de abacaxi
Tubo 2 - suco de limão
Tubo 3 - suco de mamão
Tubo 4 - água
5- Cortar a clara de ovo em 4 cubos pequenos e de tamanho igual.
6- Colocar um cubinho em cada tubo de ensaio, tampar com algodão e deixar em repouso por três dias.
ANALISAR:
Comparar os cubinhos dos tubos 1,2,3 e 4, discutir com o grupo e responde às questões.
1) Em que tubo o cubinho de clara de ovo diminuiu?
2) Levante uma hipótese para explicar o resultado obtido.
3) A atividade pode ser relacionada a qual etapa da digestão no corpo humana? Qual a importância dessa etapa para o organismo?
4) Em que partes do corpo humano ocorre a digestão de proteína?
5) Quais são os sucos digestivos associados a essa digestão?
6) Por que as proteínas são importantes para o organismo humano?
Fig. 01 - Observando a ação dos sucos digestivos |
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