OFICINA DE CIÊNCIAS - EXPERIMENTOS

EXPERIMENTO - 01 - AVALIANDO A PERMEABILIDADE DOS SOLOS


MATERIAL:

* Coador de café.
* 3 filtros de papel. (ou de garrafa Pet)
* 1 xícara (de café).
* Água.
* 3 amostras diferentes de solo: argiloso, arenoso e de uma mata (que pode ser coletada em um jardim).
* 3 copos de vidro transparente. (ou de garrafa Pet)
* Relógio.
* Folhas de jornal


Filtro de PET

PROCEDIMENTO:

1- Coletem as 3 amostras de solo e coloquem-nas sobre folhas de jornal por alguns dias para que sequem ao ar livre. Depois de secas, desfaçam os torrões que tenham se formado em cada amostra.

2- Coloquem uma xícara de cada uma das amostras em um filtro, como indicado na figura. Numerem o copo (pedaço de garrafa) para identificá-lo de acordo com a amostra de solo.

3- Despejam no filtro o equivalente a uma xícara de água.

4- Utilizem o relógio e registrem o tempo que a água levou para passar pelo filtro. Observem a coloração e a quantidade da água que passou para o copo.

5- Repitam os passos 2 a 4 com as demais amostras de solo.

6- Organizem os dados coletados em uma tabela.

Questões:
1) Houve diferença entre a quantidade de água adicionada e a quantidade de água recolhida na garrafa? Explique.

2) Qual amostra de solo reteve maior quantidade de água? E qual reteve menos? Por quê?

3) Qual amostra de solo apresentou coloração mais escura? A que se deve essa coloração?

Analisar:

4)  Relacione a capacidade de reter água com a retenção de nutrientes para as plantas. Qual solo é, provavelmente, o mais fértil?
Justifique.

5) É possível relacionar fertilidade do solo com a cor da água retida no copo? Explique.

Fonte: Atividade elaborada com base em Experimentoteca de solos: infiltração e retenção de água no solo.




EXPERIMENTO Nº 02 - MOLDES E RÉPLICAS


OBJETIVO:
Entender como são formados os fósseis do tipo molde e réplica, relacionando os modelos confeccionados na atividade com os fenômenos ocorridos na natureza.

MATERIAL:

* Massa de modelar.
* Materiais para fazer os fósseis, como conchas e folhas de plantas.
* Gesso.
* Água.
Copo plásticos ou garrafa Pet.

PROCEDIMENTO:

1- Preencha o fundo de um copo com a massa de modelar

2- Pressione sobre a superfície da massa de modelar o material a partir do qual será feito o modelo do fóssil, com uma folha. Na massa de modelar deve  ficar a impressão do material; no caso da folha, por exemplo, as nervuras devem ficar bem evidentes.

3- Em outro recipiente, faça uma mistura de gesso e água. Para meio copo de água use 5 colheres de gesso.

4- Despeje a mistura de gesso e água no copo com a massa de modelar. ATENÇÃO,  o gesso nunca deve ser descartado pelo ralo, jogue o que sobrar direto no lixo. 

5- Quando o gesso estiver seco e duro retire-o do copinho e observe o que foi formado.


Fósseis de folhas


QUESTÕES:

1) Onde foi formado o molde, na massa de modelar ou no gesso?

2) O que representa a massa de modelar e o gesso no modelo de formação do fóssil?

3) Qual ´e importância do estudo desses tipos de vestígios dos seres vivos?



EXPERIMENTO Nº 03 - INVESTIGANDO A DECOMPOSIÇÃO


OBJETIVO:
* Investigar o tempo de decomposição de diferentes tipos de materiais.

MATERIAL:

* Casca de uma banana.
* Folha de papel de rascunho.
* Pedaço de papelão
* 03 garrafas Pet transparentes  (de 2 L).
* Um pouco de terra.

PROCEDIMENTO:

1- Coloque cada item dentro de uma garrafa e, em seguida, despeje um pouco de terra por cima.

2- Deite a garrafa, de tal modo que o item fique quase todo coberto por terra, deixando apenas um pedaço visível. Cole etiquetas nas garrafas e numere-as. Em seguida, coloque as garrafas em um lugar escuro, seco e sombreado.

3- Uma vez por semana, os integrantes do grupo devem conferir o conteúdo dos recipientes, anotando, em uma ficha, suas observações sobre os itens enterrados. 


Garrafa para decomposição

ANALISAR:

1) Qual dos itens pesquisados desapareceu primeiro?

2) E qual dos itens desapareceu por último?

3) Quanto tempo cada item demorou até ser inteiramente decomposto?  




EXPERIMENTO Nº 04 - O PLUVIÔMETRO


MATERIAL:

* Pote plástico sem tampa e com fundo plano (garrafa pet).
* Régua.
* Caneta que marque plástico

PROCEDIMENTO:

1-  Use a caneta para copiar a escala da régua no pote plástico - 3 cm são suficientes. O ponto inicial deve ser o fundo do pote.

2- Coloque o pluviômetro em local exposto à chuva, distante de árvores e edifícios.

Pluviômetro

Termômetro de ambiente

O TERMÔMETRO:

Providencie um termômetro adequado para medir temperaturas do ambiente.

ATIVIDADES:

1) Façam uma tabela conforme as orientações a seguir:

a) Descrevam o local onde foram instalados os aparelhos. Façam desenhos, se necessário.

b) Investem símbolos para representar as diferentes condições do tempo.

c) Observem a condição do tempo, nos mesmos horários, durante alguns dias (pelo menos uma semana). Anotem, usando os símbolos.

2) Usem os dados das suas observações e elaborem um informe noticiário sobre as condições do tempo nessa semana.

3) Qual foi a maior dificuldade enfrentada pelo grupo na realização da atividade? De que maneira o problema foi solucionado?

4) Listem ao menos três motivos pelos quais é importante fazer previsões meteorológicas. Justifiquem suas respostas.






EXPERIMENTO Nº 05 - OBSERVANDO CÉLULAS

Nesta atividade vamos aprender como preparar uma lâmina par observar células ao microscópio.

MATERIAL: 

* Cebola
* Conta-gotas
* Corante (lugol)
* lâminas e lamínulas.
* Pinça
* Microscópio

PROCEDIMENTO:

1- Adicione uma gota de corante (lugol) sobre a lâmina.

2- Com o auxílio de uma pinça, retire cuidadosamente um pequeno fragmento, o mais fino possível, de uma cebola.

3- Coloque o fragmento na lâmina sobre a gota de corante.

4- Posicione a lamínula de maneira inclinada ao lado da epiderme. Deixe a lamínula cair sobre a preparação. Isso diminui a formação de bolhas de ar, que prejudicam a visualização.

5- Coloque a lâmina sobre a platina do microscópio, regule o aumento, ajuste o foco e observe a preparação.



Célula epiderme de cebola

célula epidérmica com suas partes







ATIVIDADE PRÁTICA Nº 06 - OBSERVAÇÃO DE TENDÕES DE PÉ DE GALINHA
CONTEÚDO RELACIONADO: TIPOS DE TECIDOS


* Essa atividade prática deve ser feita pelo professor, pois requer o uso de objetos cortantes. Faça como uma demonstração para que os alunos possam observar as estruturas de interesse.

OBJETIVO:

* Compreender o funcionamento dos tendões.

MATERIAL:

* Pé de galinha.
* Tesoura.
* Pano limpo.
* Detergente líquido.
* Bandeja de plástico ou forma de bolo retangular.
* Pinça.
* Papel.
* Lápis preto.

PROCEDIMENTOS:

1- Lave muito bem os pés de galinha com água e sabão. Seque-os com um pano limpo.

2- Observe seu professor manipular o pé de galinha. Ele fará uma incisão na porção final do pé de galinha. Após isso, utilizando a tesoura, ele vai fazer um corte longitudinal (no sentido do eixo maior do órgão) desde a incisão até próximo aos dedos dos pés.

3- Após a manipulação, o professor vai colocar o pé da galinha em uma bandeja. Procure observar os tendões através do corte.

4- Faça um desenho representando o que foi observado.

5- Com auxílio da pinça, tracione o tendão e observe o movimento resultante.

ATIVIDADE:

* A partir das observações, o que é possível concluir sobre a função do tendão do pé da galinha?



Manipulação dos tendões 





EXPERIMENTO Nº 07 -  MOVIMENTOS RESPIRATÓRIO

Construção de um modelo para explicar a ventilação pulmonar


OBJETIVO:

* Construção de um modelo que explique a ventilação pulmonar.

MATERIAIS:

* Uma garrafa plástica (tipo PET) vazia e transparente.
* Uma rolha de borracha ou cortiça com um furo no centro. A rolha deve se encaixar na boca da garrafa.
* Uma caneta (da qual se possa retirar a carga). Não pode ter furo lateral.
* Dois balões de borracha, sendo um maior e o outro menor.
* Tesoura com ponta redonda, fita adesiva.

OBS: a garrafa plástica tem de ter paredes rígidas (não pode ser muito flexível).

PROCEDIMENTOS:

1- Com o auxílio da tesoura, cortar a parte inferior da garrafa plástica ( o corte deve ser feito um pouco abaixo da metade da garrafa)

2- Introduzir a caneta sem carga no furo da rolha.

3- Na extremidade da caneta que ficará para dentro da garrafa adaptar o balão menor. Prendê-lo com fita adesiva.

4- Colocar a rolha com a caneta na boca da garrafa, deixando uns 5 cm da caneta para dentro da garrafa.

5- Testar assoprando a outra ponta da caneta para se certificar de que não está havendo vazamento de ar entre a caneta e o balão pequeno.

6- Cortar a parte superior do balão maior. Adaptar essa película de borracha à porção inferior da garrafa, fechando-a.

7- Prender a película de borracha com fita adesiva.

8- Puxar essa película de borracha para baixo e observar.


Modelo para explicar a ventilação pulmonar



OBSERVANDO:

1) Compare as parte do modelo com o corpo humano. Responda no caderno: qual objeto dessa montagem corresponde:

a) À caixa torácica?                                                         c) Às vias respiratórias?
b) Aos pulmões?                                                              d) Ao diafragma?

2) O que aconteceu quando o balão do fundo da garrafa foi puxado para baixo?

3) Nessa situação, o que aconteceu com apressão do ar dentro da garrafa?

4) O que aconteceu quando o balão do fundo da garrafa foi solto?

5) Compare os fatos observados no modelo com os movimentos respiratórios e descreva-os.




EXPERIMENTO Nº 08 - A AÇÃO DOS SUCOS DIGESTIVOS


OBJETIVOS:

* Coletar e interpretar dados.
* Verificar a ação de uma enzima sobre proteína.
* Identificar a presença de substâncias (enzimas) capazes de transformar os alimentos durante a digestão.
* Reconhecer que, no organismo humano, as proteínas são digeridas pela ação de enzimas contidas nos sucos digestivos e transformadas em aminoácidos.

MATERIAL:

* Clara de um ovo cozido.
* 4 tubos de ensaio.
* 1 estante para tubos de ensaio.
* Etiquetas
* Água
* 3 mL de suco de abacaxi.
* 3 mL de suco de limão
* 3 mL se suco de mamão.
* 4 chumaços de algodão para tampar os tubos de ensaio.

PROCEDIMENTO:

1- Formar grupos.

2- Obter os sucos diretamente das frutas. Macerar, filtrar e reservar separadamente.

3- Etiquetar os tubos, identificando-os como 1, 2, 3 e 4.

4- Colocar em cada tubo, até 2 cm de altura, o seguinte:
     Tubo 1 - suco de abacaxi
     Tubo 2 - suco de limão
     Tubo 3 - suco de mamão
     Tubo 4 - água

5- Cortar a clara de ovo em 4 cubos pequenos e de tamanho igual.

6- Colocar um cubinho em cada tubo de ensaio, tampar com algodão e deixar em repouso por três dias.

ANALISAR:

Comparar os cubinhos dos tubos 1,2,3 e 4, discutir com o grupo e responde às questões.

1) Em que tubo o cubinho de clara de ovo diminuiu?

2) Levante uma hipótese para explicar o resultado obtido.

3) A atividade pode ser relacionada a qual etapa da digestão no corpo humana? Qual a importância dessa etapa para o organismo?

4) Em que partes do corpo humano ocorre a digestão de proteína?

5) Quais são os sucos digestivos associados a essa digestão?

6) Por que as proteínas são importantes para o organismo humano?

Fig. 01 - Observando a ação dos sucos digestivos


Laboratório pronto para atividade prática






EXPERIMENTO Nº 09 - PREPARAÇÃO HISTOLÓGICA

A histologia é a Ciência que estuda os tecidos. Este experimento, deve ser feito em grupo. 

MATERIAL:

*  2 ossos de frango, os mais parecidos possíveis (pode ser da asa ou da coxa).

* 2 copos ou béquer. Os ossos escolhidos devem caber dentro do copo.

* Água.

* Filme plástico.

* Etiquetas.

PROCEDIMENTOS: 

1- Peguem os ossos de frango e observem a sua resistência e flexibilidade, mas com cuidado para não quebrá-los.

2- Numerem os copos e coloquem um osso em cada um.

3- Em um dos copos, acrescentem vinagre até cobrir o osso. No outro, acrescentem água. Façam etiquetas identificando o conteúdo de cada copo.

4- Cubram os copos com filme plástico e os deixem em um local protegido da luz por 3 dias. Após esse período, verifiquem novamente os ossos, da mesma maneira que fizeram anteriormente.

VERIFICAÇÃO:

1) Como era o osso antes de mergulhá-lo no vinagre?

2) Qual constituinte do osso é responsável pela característica descrita na questão anterior?

3) O que foi alterado após 3 dias em que o osso ficou em cada copo?

4) Se osso utilizado fosse de um mamífero em vez de uma ave, considerando ossos do mesmo tamanho e mesma massa, vocês acham que o osso teria sofrido o mesmo efeito? Justifiquem.










EXPERIMENTO Nº 10  - OBSERVAÇÃO DE RINS DE PORCO

Atenção: Esta atividade deve ser feita pelo professor como uma demonstração, por requerer uso de material cortante e o manuseio de órgão real.

OBJETIVO:

* Conhecer a anatomia de parte de um sistema urinário semelhante ao humano.

MATERIAL:

* Rim de porco, comprado em açougue.

* Bisturi.

* Bandeja.

* Filme plástico

PROCEDIMENTOS:

* Coloque o rim de porco inteiro sobre a bandeja e observe a sua estrutura externa.

* Faça um corte longitudinal no rim, como mostra a figura.











* Disponha o rim sobre a bandeja. Cubra a preparação com filme plástico a fim de evitar o cheiro exalado pela víscera.

* Com base na imagem acima, tente identificar as seguintes partes do rim:

. Pélvis renal;
.córtex renal;
. medula renal; 
. veia e artéria renal;
. ureter.

Desenhe o que foi observado, representando e apontando as estruturas identificadas.


























CONSTATAÇÃO DA OSMOSE NA BATATA 

A - MATERIAL:

* Batata média                                               * Soro fisiológico

* Sal de cozinha                                             * Béqueres pequenos

* Água de torneira                                         * Colher (sopa)

* Água destilada                                           * Faca 

PROCEDIMENTO:

* Descasque a batata e corte-a ao meio. Fatie uma metade em tiras  de aproximadamente 5 cm de comprimento por 0,5 cm de espessura. Prepare a solução concentrada de sal de cozinha; uma colher rasa de sal para meio copo de água. Coloque essa solução em um dos béqueres. Em outro béquer , coloque água destilada e, no último, coloque o soro fisiológico. Mergulhe duas fatias de batata em cada béquer e aguarde 15 minutos.

* Pegue a outra metade e faça, cuidadosamente, com a ponta da faca, uma cavidade com cerca de 1 cm de profundidade. A seguir cubra-a com sal e aguarde.

* Após 15 minutos anote os resultados obtidos.

C - DISCUSSÃO:

1) Explique o que aconteceu:

a) No béquer com água e sal.

b) No béquer com água destilada.

c) No béquer com soro fisiológico.

2) O que você observou na cavidade da metade da batata que recebeu sal? Por que isso aconteceu?

3) A solução de água e sal é hipertônica ou hipotônica em relação  ás células da batata?

4) Se as fatias de batata fossem colocadas em um béquer com água de torneira, o que seria esperado?



2- CONSTATAÇÃO DA OSMOSE EM OVOS

A- MATERIAL:

* Alguns ovos                           * Água destilada
* Vinagre                                  * Soro fisiológico
* Béqueres                                * Solução concentrada de açúcar 

B - PROCEDIMENTO

Deixe os ovos submerso em vinagre durante 24 horas.

Posteriormente, prepare três béqueres: um contendo água destilada, outro contendo soro fisiológico e o terceiro com uma solução concentrada de açúcar. Distribua-os nos béqueres e deixe-os imersos por mais de 5 horas. Os resultados devem ser mostrados pelo professor.
Faça um desenho esquemático para mostrar os tamanhos relativos e o aspecto dos ovos.
Indique o meio hipotônico, qual ficou em meio isotônico e qual ficou em meio hipertônico.
Explique os resultados.

D - Discussão:

1) Por que os ovos foram mantidos em vinagre durante 24 horas?

2) O que aconteceu com os ovos:
a) que estavam na água destilada? Justifique.

b) que estavam no soro fisiológico?

c) que estavam na solução concentrada de açúcar? 




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