SALA DE AULA: Espaço de Vivência

SALA DE AULA: ESPAÇO DE VIVÊNCIA

A vivência nos remete à vida e esta traz consigo a conotação de realidade. Então, quando nos referimos à aula como vivência, queremos destacar a necessidade de integração das diferentes atividades escolares com esta realidade.
Assim, a sala de aula é um espaço aberto que deve favorecer e estimular a presença, o estudo e o enfrentamento de tudo o que constitui a vida do aluno: de suas ideias, crença e valores, de suas relações no bairro, cidade e país, de seu grupo de amigos, lazer e diversões; de sua profissão ou futura profissão. Ao mesmo tempo, é um espaço que fornece explicações sobre os conhecimentos novos, sobre as relações e atitudes que se esperam do educando face à sociedade. Cria-se uma interação contínua entre aluno e realidade externa, entre mundo interno e mundo externo.

O SEGREDO DA BOA AULA EXPOSITIVA  

# Dominar o conteúdo. Para demonstrar segurança e conduzir bem a atividade, estude o assunto a fundo.
# Planejar bem. Leve em consideração os conhecimentos prévios da turma sobre o tema e tenha clareza sobre o que os alunos vão aprender.
# Esquematizar as ideias a ser apresentadas. Isso ajuda a gerir o tempo da aula e a não se perder.
# Escolher os suportes mais adequados. Pode ser simplesmente o quadro - ou filmes, imagens, mapas, laboratórios, por exemplo.
# Avaliar o que foi aprendido.
# Aprender com a prática. Busque reconhecer quando a garotada ficou mais atenta ou se se dispersou para corrigir possíveis erros de encaminhamento.
# Melhorar sua capacidade comunicativa. Avalie as próprias aulas. 


Cultivando horta

Laboratório Daniel Neri - 8º Ano

Confeccionando bandeira para copa

Aula prática - Digestão


                                                            A AULA:  Lugar privilegiado para a aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.

CÉLULA TRONCO PLURIPOTENTES 7º ANO