ROTEIRO PARA AUTOAVALIAÇÃO - 2º ANO
QUESTÕES - 2º ANO - ROTEIRO PARA AUTOAVALIAÇÃO/EJA - EXERCÍCIO Nº 01
1) Observe o esquema abaixo:
Ele representa:
a) uma bactéria
b) um protozoário
c) um fungo
d) uma célula animal
e) uma célula vegetal
2) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?
a) Ausência de núcleo e presença de clorofila.
b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese protéica.
c) Incapacidade de síntese protéica e parasitas exclusivos.
d) Presença de um só tipo de ácido nucléico e ausência de clorofila.
e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.
b) estreptococos e) bacilos
c) diplococos
b) Bactéria - Protista e) Vírus - Protista
c) Protozoário - Protista
5) Recentemente surgiram casos de botulismo, devido à ingestão de palmito contaminado. Essa doença ocorre por ação de:
a) bactérias d) protozoários
b) fungos e) vermes
c) vírus
7) Em relação às bactérias:
a) Qual a sua importância para a reciclagem da matéria na natureza?
b) Cite dois exemplos de utilização desses seres em processos industriais?
1) Observe o esquema abaixo:
a) uma bactéria
b) um protozoário
c) um fungo
d) uma célula animal
e) uma célula vegetal
2) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?
a) Ausência de núcleo e presença de clorofila.
b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese protéica.
c) Incapacidade de síntese protéica e parasitas exclusivos.
d) Presença de um só tipo de ácido nucléico e ausência de clorofila.
e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.
3) Bactérias causadoras de infecção com pus e que são vistas ao microscópio como grupamento de glóbulos em cacho certamente são:
a) estafilococos d) micrococosb) estreptococos e) bacilos
c) diplococos
4) O microrganismo Vibrio cholerae, causador de um quadro de diarréia intensa conhecida como cólera, é um tipo de organismo unicelular. Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de organismo e o reino a que pertence:
a) Bactéria - Monera d) Vírus - Monerab) Bactéria - Protista e) Vírus - Protista
c) Protozoário - Protista
5) Recentemente surgiram casos de botulismo, devido à ingestão de palmito contaminado. Essa doença ocorre por ação de:
a) bactérias d) protozoários
b) fungos e) vermes
c) vírus
6) Um estudante escreveu, numa prova, que as bactérias possuem material genético no interior de núcleo individualizado, envolvido por membrana. Escreveu também que esses seres, em sua maioria, são heterótrofos, mas existem espécies autótrofas.
Você concorda com tudo o que escreveu o estudante? Justifique sua resposta.
a) Qual a sua importância para a reciclagem da matéria na natureza?
b) Cite dois exemplos de utilização desses seres em processos industriais?
8) Um dos animais sinantrópicos mais importantes na área de saúde pública é o rato. Quando ocorrem enchentes podem aparecer surtos de leptospirose humana. Qual é a relação entre as enchentes e os surtos de leptospirose?
9) Em relação à doença conhecida pelo nome de cólera, responda:
a) Qual é o agente causador? Indique sua posição na classificação dos seres vivos.
b) Quais os principais meios de transmissão?
c) Como pode ser prevenida?
ROTEIRO PARA AUTOAVALIAÇÃO Nº 02 - FUNGOS
1) Os fungos são importantes para o ser humano em todos os processos abaixo, exceto:
a) fermentação, como na produção de bebidas alcoólicas.
b) fabricação de antibióticos, como a penicilina.
c) alimentação, como os cogumelos comestíveis.
d) decomposição de organismos mortos.
e) purificação do ar através da fotossíntese.
2) Qual da opções abaixo marca uma característica comum a todos os fungos?
a) Presença de celulose como constituinte básico da parede celular.
b) Ausência de pigmentos fotossintetizantes.
c) Ausência de formação de gametas.
d) Adaptação ao parasitismo.
e) Talo do tipo micélio.
3) Entende-se por micélio:
a) um conjunto de hifas emaranhadas.
b) o corpo de frutificação dos fungos.
c) o mesmo que basidiósporo.
d) um processo de união sexual das hifas.
e) Nenhumas das anteriores.
4) O cogumelo comestível é um:
a) zigomiceto. d) ficomiceto.
b) basidiomiceto. e) oomiceto.
c) ascomiceto.
5) Nos basidiomicetos saprófitas, como os cogumelos-de-chapéu, os corpos de frutificação são estruturas:
a) nas quais se formam gametângios.
b) nas quais se formam esporos.
c) resultantes da germinação de esporos.
d) resultantes de células haplóides provenientes do zigoto.
e) Nenhuma das anteriores.
6) Supõe-se que a maioria das espécies de fungos se concentre nas florestas tropicais, como a floresta Amazônica, por exemplo.
Identifique duas condições ambientais que favorecem o desenvolvimento de fungos em florestas tropicais.
7) Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações visíveis a olho nu (bolor ou morfo). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I - tampado imediatamente
II - tampado depois de frio
III - tampado de frio por plásticos com furos
IV - destampado
a) Em que frasco, teoricamente, se espera que um maior número de colônias se desenvolva? Por quê?
b) Indique as etapas de desenvolvimento de uma colônia.
c) Porque os fungos crescem sobre substratos orgânicos?
8) Observe um esquema de cogumelo-de-chapéu:
Cogumelo e estrutura A (esporângio) |
a) Qual a importância da estrutura A?
b) O que você entende por hifas e micélio?
Comentários
Postar um comentário