BIOLOGIA DO AEDES AEGYPITI
BIOLOGIA DO AEDES AEGYPTI
O Aedes aegypti e também o Aedes albopictus pertencem ao RAMO Arthopoda (pés articulados), CLASSE Hexapoda (três pares de patas), ORDEM Diptera (um par de asa anterior funcional e um par posterior transformado em halteres), FAMÍLIA Culicidae, GÊNERO Aedes.
CARACTERÍSTICAS:
O Aedes aegypti, é uma espécie tropical e subtropical, encontrada em todo o mundo, é essencialmente urbano e se desenvolvem através de metamorfose completa, e o ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva (quatro estágios larvários), pupa e adulto.
OVOS:
São depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouro, próximos a superfície da água. No momento de postura os ovos são brancos, mas, rapidamente, adquirem a cor negra brilhante.
A fecundação se dá durante a postura e o desenvolvimento do embrião se completa em 48 horas, em condições favoráveis de umidade e temperatura.
LARVA:
A fase larvária é o período de alimentação e crescimento. As larvas passam a maior parte do tempo alimentando-se principalmente de material orgânico acumulado nas paredes e fundo dos depósitos. As larvas possuem quatro estágios evolutivos.
PUPA:
As pupas não se alimentam. É nesta fase que ocorre a metamorfose do estágio larval para o adulto.
COMO PREVENIR:
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílios sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizam a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos.
POR QUE SÓ A FÊMEA PICA?
A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.
Comentários
Postar um comentário