MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM FAVORECER BACTÉRIAS - TEXTO INFORMATIVO - ENEM

Mudanças climáticas podem favorecer bactérias causadoras de doenças!

15 de Setembro de 2016
Apesar de ainda serem consideradas um mito por algumas pessoas, as mudanças climáticas têm sido comprovadas por pesquisadores de todo o mundo, assim como seus impactos aos mais diversos organismos. O aumento na temperatura da água tem resultado, por exemplo, em alterações ecológicas, pois afeta negativamente a fisiologia de plantas e animais marinhos. Mas parece que nem todos os organismos estão se dando mal nessa história.
Segundo um artigo publicado recentemente na revista científica PNAS, águas mais quentes podem favorecer alguns microrganismos procariontes, especialmente bactérias potencialmente causadoras de doenças. As bactérias do gênero Vibrio, transmissoras da cólera e responsáveis pela morte de mais de 100 mil pessoas por ano, estão entre os microrganismos favorecidos pelo aumento na temperatura da água.
Um aumento na temperatura da água dos oceanos pode estar favorecendo populações de bactérias do gênero Vibrio, responsáveis pela transmissão de doenças como a cólera. Imagem: autor desconhecido.
Para o estudo, pesquisadores europeus e americanos analisaram amostras de microrganismos marinhos coletados entre os anos de 1958 e 2011 e as relacionaram com os padrões de temperatura da água em todos estes anos. Seus resultados indicam que um aumento de apenas 1.5 °C na temperatura da água já foi suficiente para promover um aumento nas populações da bactéria ao longo dos 54 anos analisados. Além disso, este aumento na temperatura da água pode tornar ambientes antes inabitáveis mais propensos a serem habitados pelas bactérias, facilitando a dispersão de novas doenças por todo o planeta.
De acordo com os pesquisadores, o grande problema a ser enfrentado nos próximos anos será a dificuldade em controlar esta e outras espécies de bactérias patogênicas em países em desenvolvimento, onde os sistemas sanitários ainda não eliminam de forma eficiente estes e outros microrganismos transmissores de doenças. Um aumento no nível das águas em regiões costeiras também pode representar perigo para populações humanas, pois reflete em uma maior exposição de pessoas aos microrganismos.
A partir de agora, os pesquisadores afirmam que este devem ser desenvolvidos novos métodos de detecção de microrganismos marinhos, de forma que um aumento na população destes organismos possa ser detectado de forma antecipada, facilitando o uso de ferramentas de para reduzir o impacto e proteger populações humanas.
Fonte: PNAS
Este é um assunto que pode aparecer na sua prova do ENEM e demais vestibulares, contextualizando questões de diversas áreas, como EcologiaParasitologia e Microbiologia.  Confira a questão abaixo!
A cólera é uma doença infecciosa causada por uma bactéria descoberta em 1884, que posteriormente recebeu o nome de Vibrio cholerae. Essa bactéria ataca o intestino humano fazendo com que o organismo elimine grande quantidade de água e sais minerais, causando desidratação. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO é medida de prevenção desta doença.
a) Beber somente água filtrada ou fervida.  
b) Lavar as mãos com sabão antes das refeições e ao deixar o sanitário.  
c) Tomar vacina tríplice periodicamente.   
d) Lavar, muito bem, e com água limpa, frutas, legumes e verduras antes de comê-los.  
e) Evitar comer alimentos crus, principalmente verduras e peixes.  
Resposta: alternativa c.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPERIMENTO EVIDÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA

Texto base sobre bactérias EJA 2017.

CÉLULA TRONCO PLURIPOTENTES 7º ANO