PESQUISA MOSTRA QUE O ZIKA É CAPAZ DE DESTRUIR CÉLULAS NEURONAIS
Pesquisa mostra que o Zika é capaz de destruir células neuronais humanas!
03 de Março de 2016
Muitas evidências têm indicado a relação entre a microcefalia e o Zika vírus (ZIKV), mas até o momento cientistas não “bateram o martelo” responsabilizando o Zika pelo surto de recém-nascidos com má-formação cerebral. Agora, pesquisadores brasileiros publicaram um trabalho mostrando que o ZIKV possui capacidade para matar células neuronais humanas!
Os pesquisadores fizeram experimentos utilizando células-tronco humanas pluripotentes induzidas, e as induziram, através de métodos especiais, a se diferenciarem em células-tronco neuronais e formarem neurosferas e organóides cerebrais.
“Células-tronco? Neurosferas? Organóides cerebrais? Não entendi nada!” Então o Jubilut desenha pra você! ;)
Fonte: Biologia Total
Os cientistas infectaram as células-tronco neuronais com o ZIKV e as compararam com células não infectadas durante diferentes etapas de desenvolvimento – simulando diferentes períodos da gestação. E os resultados indicaram que o vírus da Zika ataca as células do cérebro humano, reduzindo sua viabilidade, afeta a formação de neurosferas e o crescimento de organoides cerebrais – mais algumas fortes evidências de que o Zika vírus deve ser o principal responsável pelo surto de microcefalia.
Resumo dos efeitos do ZIKV nas células-tronco neuronais humanas, formação de neurosferas e crescimento de organoides celulares. Fonte: Modificado de PeerJ.
Vale lembrar que, ainda assim, mais estudos são necessários para ter certeza da relação, já que neste trabalho os experimentos foram realizados somente in vitro, e nem sempre os efeitos ocorrem da mesma forma em organismos vivos. Além disso, os pesquisadores estão testando o efeito de outros vírus em células neuronais para verificar se a toxicidade neuronal é exclusiva do Zika ou é comum entre vírus.
Fonte: PeerJ
Comentários
Postar um comentário