MODELO DE DNA COM DOCES
Fazendo um Modelo com Doces
- 1Escolha os doces. Para fazer as laterais de açúcares e fosfato, use tubos de alcaçuz com um furo no meio ou marshmallow em forma de tubo, use duas cores diferentes. Para as bases de nitrogênio, use balas de gelatina de quatro cores diferentes.
- Você pode escolher outros doces, mas certifique-se de que eles são macios o bastante par furá-los com palitos de dente.
- Se você preferir, marshmallows coloridos são um ótimo substituto para as balas de gelatina.
- 2Prepare os outros materiais. Providencie alguns cordões e palitos de dente para a montagem do modelo. Meça aproximadamente 30 centímetros de cordão e corte, mas você pode cortá-lo maior ou menor de acordo com o tamanho do modelo de DNA que você prefira fazer.
- Use dois pedaços de cordão do mesmo tamanho para fazer a dupla hélice.
- Certifique-se de ter pelo menos uma dúzia de palitos de dente, você pode precisar de mais dependendo do tamanho do modelo que você escolheu fazer.
- 3Corte os tubos de alcaçuz. Você irá passar o cordão por eles alternando as cores. Corte-os para que fiquem com aproximadamente 2,5 centímetros de comprimento.
- 4Organize as balas de gelatina em pares. Em uma cadeia de DNA, os pares de citosina e guanina (C e G) são emparelhados juntos, enquanto timina e adenina sempre formam outro par. Escolha balas de gelatina de quatro cores diferentes para representar essas bases nitrogenadas.
- Não tem problema se o par estiver como C--G ou G--C, desde que estejam sempre C e G juntos.
- Você não pode misturar as cores que representam os pares. Por exemplo, você não pode montar pares de T--G ou A--C.
- As cores escolhidas são completamente arbitrárias e inteiramente baseadas na sua preferência pessoal.
- 5Passe o cordão por dentro dos alcaçuzes.Faça um nó na ponta de cada cordão para evitar que eles escapem. Passe o cordão pelo buraco dos alcaçuzes alternando as cores. Se o alcaçuz não tiver furo, use uma agulha grossa para passar o cordão.
- As duas cores de alcaçuz simbolizam o açúcar e o fosfato que constituem a dupla hélice da cadeia.
- Escolha uma cor para ser o grupo de açúcar; as balas de gelatina devem ser encaixadas nos alcaçuzes dessa cor.
- Certifique-se que as duas cadeias tem as peças de alcaçuz na mesma ordem, assim elas estarão alinhadas quando colocadas lado a lado.
- Faça um nó na outra ponta do cordão assim que tiver terminado de encaixar todas as peças de alcaçuz.
- 6Encaixe as balas de gelatina usando os palitos de dentes. Depois de separar as balas de gelatina em grupos de C--G e T--A, espete os pares de balas de gelatina nas pontas dos palitos de dente.
- Empurre a bala o suficiente para que pelo menos 0,5 centímetro da ponta do palito fique para fora.
- Você pode ter mais pares de uma combinação do que da outra; o número de pares em um DNA de verdade determina as diferenças e mudanças nos genes que eles formam.
- 7Prenda as balas ao alcaçuz. Apoie as duas cadeias de alcaçuz em uma superfície plana e prenda os palitos com as balas no alcaçuz usando as pontas que ficaram livres.
- Você deve prender os palitos somente na cor que você decidiu que seriam as "moléculas de açúcar". Todas devem ficar presas na mesma cor de alcaçuz (por exemplo, todas as peças vermelhas).
- Use todos os pares de balas no palito, não se preocupe em economizá-las.
- 8Gire a dupla hélice. Assim que tiver prendido todas os palitos com bala no alcaçuz, gire a cadeia em um movimento anti-horário para que fique com a aparência de uma verdadeira dupla hélice. Curta seu modelo de DNA![1]
Comentários
Postar um comentário