BANCO DE QUESTÕES PARA 0 2º ANO/EJA E REGULAR

E.E.E. FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR DANIEL NERI DA SILVA
QUESTÕES REFERENTE AS AULAS Nº 01 E 02 e 03 – 2º ANO/2017
COMPONENTE CURRICULAR – CIÊNCIAS DA NATUREZA – BIOLOGIA 

1) Em que alternativa as duas características são comuns  a todos os indivíduos do reino Monera? 
A) Ausência de núcleo – presença de clorofila
B) Ausência de carioteca – capacidade de síntese protéica
C) Incapacidade de síntese protéica – parasitas exclusivos
D) Presença de um só tipo de ácido nucléico – ausência de clorofila
E) Ausência de membrana plasmática – presença de DNA e RNA.

2) (Fuvest – SP) Considere as seguintes informações: 
I – A bactéria Nitrosomonas europaea obtém a energia necessária a seu metabolismo a partir da reação de oxidação de amônia a nitrito.
II – A bactéria Escherichia coli obtém a energia necessária a seu metabolismo a partir da respiração aeróbica ou fermentação.
III – A bactéria Halobacterium halobium obtém a energia necessária a seu metabolismo a partir da luz captada por um pigmento chamado rodopsina bacteriana.
                 Com nessas informações, Nitrossomonas europaea, Escherichia coli, e Halobacterium                  halobium podem ser classificados, respectivamente, como organismos: 
A) Autotróficos; autotróficos; autotróficos.
B) Autotróficos; heterotróficos; autotróficos.
C) Autotróficos; autotróficos; heterotróficos.
D) Autotróficos; heterotróficos; heterotróficos.
E) Heterotróficos; autotróficos; heterotróficos.

3) (UFRN) Em algumas bactérias, a transferência do material genético através de pontes citoplasmáticas é uma reprodução do tipo: 
A) Transformação
B) Conjugação
C) Transdução
D) Esporulação

4) (UFMA) As bactérias reproduzem-se basicamente por um mecanismo assexuado em que uma bactéria dá origem a outras duas, geneticamente idênticas. Esse tipo de reprodução é denominado: 
A) Bipartição
B) Conjugação
C) Brotamento
D) Isogamia
E) Hormogonia

5) (PUC-RJ) Um entomólogo, estudando a fauna de insetos da mata Atlântica, encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar:
A) Uma nova família com um novo gênero.
B) Somente uma nova espécie.
C) Um novo gênero com uma nova espécie.
D) Uma subespécie.
E) Uma nova ordem com uma nova família.
6) (UEL-PR) Grupos de populações naturais potencialmente capazes de se cruzar e de produzir descendência fértil pertencem, necessariamente: 
A) A gêneros diferentes.
B) A famílias diferentes.
C) À mesma comunidade.
D) À mesma sociedade.
E) À mesma espécie.

7) (PUC-RJ) Considerando a hierarquia das categorias taxonômicas, é correto afirmar que dois animais que fazem parte da mesma ordem obrigatoriamente pertencerão _______ , e dois animais pertencentes ______ sempre terão maior semelhança entre si.
A) À mesma classe – à mesma espécie
B) À mesma família – ao mesmo gênero
C) Ao mesmo gênero – à mesma família
D) Ao mesmo gênero – à mesma espécie
E) À mesma espécie – à mesma classe.

8) (Cesgranrio-RJ) As categorias taxonômicas em Zoologia são ordenadas de modo ascendente da seguinte forma: 
A) Espécie, gênero, ordem, família, classe e filo.
B) Filo, classe, família, gênero e espécie.
C) Filo, ordem, classe, família, gênero e espécie.
D) Espécie, classe, ordem, família, gênero e filo.
E) Espécie, gênero, família, ordem, classe e filo. 

9) (FUA-AM) Entende-se por micélio: 
A) Um conjunto de hifas emaranhadas.
B) O corpo de frutificação dos fungos.
C) O mesmo que basidiósporo.
D) Um processo de união sexual das hifas.
E) Nenhuma das alternativas.

10) (Vunesp) A parte comestível do cogumelo (Champignon) corresponde ao:
A) Micélio monocariótico do ascomiceto.
B) Corpo de frutificação do ascomiceto.
C) Micélio monocariótico do basidiomiceto.
D) Corpo de frutificação do basidiomiceto.
E) Sorédio do fungo.

11) (UFBA) Encontram-se, às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:
A) Uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
B) O levedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tornou uma coloração escura.
C) Um agrupamento de microrganismos que aparecem no pão por geração espontânea.
D) Um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.
E) O resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.

12) (UnB-DF) Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade de fungos, exceto:
A) Podem causar doenças chamadas micoses.
B) Desempenham papel fermentativo.
C) Produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
D) Alguns produzem antibióticos.
E) Participação na formação de liquens.

13) (UFU-MG) Orelha-de-pau (Polyporus) é um basidiomiceto facilmente encontrado em matas úmidas. O corpo de frutificação fica exposto e os mais comuns são vermelhos. Qual é o nome da estrutura a partir da qual será formado esse corpo de frutificação?
A) Basidiocarpo
B) Hifas cenocíticas
C) Micélio
D) Himênio
E) Nenhuma das alternativas

14) (FCC-SP) Nos basidiomicetos saprófitas, como os cogumelos-de-chapéu, os corpos de frutificação são estruturas: 
A) Nas quais se formam gametângios.
B) Nas quais se formam esporos.
C) Resultantes da germinação de esporos.
D) Resultantes de células haplóides provenientes de zigoto. 

15) ( Enem) 



                                  
São características do tipo de reprodução representado na tirinha: 
A) Simplicidade, permuta de material gênico e variabilidade genética.
B) Rapidez, simplicidade e semelhança genética.
C) Variabilidade genética, mutação e evolução lenta.
D) Gametogênese, troca de material gênico e complexidade.
E) Clonagem, gemulação e partenogênese.

16) (Enem) Cal Von Linné (1707 – 1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra “ Systema Naturae”, propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de “ unidade básica de classificação” ou espécie. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como Vanellus chilensis.  
                                                    

De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir.
I – O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie.
II – O nome específico do quero – quero é chilensis e o nome genérico é Vanellus. 
III – O nome específico do quero – quero é binominal, e Vanellus é seu epíteto específico.
IV – O nome específico do quero – quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico.
V – A espécie Vanellus chilensis inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: chilensis. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
a) II e III                                    c) II e IV                                         e) II e V.
b) IV e V                                   d) I e III. 


17)(UFRN) Uma das doenças do algodoeiro é provocada pelo acúmulo de micélios e esporos de um fungo do gênero Fusarium no interior dos vasos da planta, prejudicando o fluxo de seiva. Para o fungo, essas estruturas são importantes, pois estão relacionadas, respectivamente, com: 
A) fixação e digestão.
B) crescimento e reprodução.
C) dispersão e toxicidade.
D) armazenamento e respiração.


18) (UFF-RJ) Pode-se afirmar que os liquens são uma associação entre:
A) Algas e fungos com reprodução sexuada por meio de sorédios.
B) Algas e bactérias com reprodução assexuada por meio de esporos.
C) Algas e fungos com reprodução assexuada por meio de sorédios.
D) Algas e fungos com reprodução assexuada por meio de esporos.
E) Algas e fungos com reprodução sexuada por meio de esporos.

19) (UEM) Sobre os fungos, é correto afirmar que: 
(01) são organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e autótrofos, uma vez que se nutrem por absorção.
      (02) as hifas cenocíticas não apresentam septos transversais; portanto, seus núcleos ficam     dispersos em uma massa citoplasmática comum.
(04) no processo de reprodução sexuada, os fungos produzem esporos haplóides denominados zigósporos, ascóporos e basidiósporos.
(08) muitas espécies são importantes para alimentação humana; dentre elas, destacam-se as espécies de Penicillium,utilizadas em grande escala para fermentação alcoólica.
(16) as micorrizas são fungos parasitas que crescem no interior das células das raízes de algumas plantas.


20)   Fungos no cotidiano – H3 – Enem 

        Uma gerente de compras de uma rede de restaurantes recebeu o pedido de um dos estabelecimentos para o jantar de confraternização de funcionários de uma empresa. O cozinheiro desse estabelecimento relacionou alguns produtos de que precisaria para a organização do cardápio. Dessa lista constavam os seguintes itens: alface, couve-flor, tomate, berinjela, queijo tofu  (à base de soja), shitake, queijo muçarela, queijo gorgonzola, feijão, arroz, champignon e creme de leite. 
         A gerente observou atentamente os produtos nomeados, fazendo o pedido desses produtos ao fornecedor, que prontamente a atendeu.
         Ao fazer a entrega, o fornecedor perguntou ao funcionário encarregado de receber as compras:
         - Não servirão carne nesse jantar?
         - Não – respondeu de imediato o encarregado.  – Provavelmente, esses clientes solicitaram um jantar apenas com alimentos de origem vegetal.
         Ao conferir os produtos, a gerente de compras percebeu que o queijo muçarela estava começando a ficar embolorado (com bolor). O funcionário que recebera os produtos disse logo:
         - E se rasparmos a superfície desse queijo, o bolor não sairá?
Com base no texto, responda às questões propostas:

A) O funcionário que recebeu os alimentos respondeu corretamente ao fornecedor ao dizer que, provavelmente, o jantar seria servido apenas com alimentos de origem vegetal? Justifique sua resposta.
B) A sugestão desse funcionário de raspar a superfície do queijo com o objetivo de eliminar o bolor estava correta? Justifique sua resposta.

Comentários

  1. Q1=B
    Q2=B
    Q3=B
    Q4=A
    Q5=C
    Q6=E
    Q7=A
    Q8=E
    Q9=E
    Q10=C
    Q11=D
    Q12=C
    Q13=C
    Q14=B
    Q15=E
    Q16=E
    Q17=C
    Q18=C
    Q19=01
    Q20=B

    Weida ketleem da Silva oliveira
    2°D
    Turno: vespertino

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  2. Os alunos Claudecir Rodrigues de Alcantara e Fábio Dias da Silva, responderam as questões destinadas aos alunos do 1º ano. Avise-os.

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  3. questão 1= B
    questão 2= B
    questão 3= B
    questão 4= A
    questão 5= C
    questão 6= E
    questão 7= A
    questão 8= E
    questão 9= A
    questão 10=B
    questão 11=D
    questão 12=C
    questão 13=C
    questão 14=B
    questão 15=B
    questão 16=E
    questão 17=B
    questão 18=B
    questão 19=01
    questão 20=B

    Laís Silva de Souza
    2º D
    Turno: Vespertino

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  4. Q:1= B
    Q:2= B
    Q:3= B
    Q:4= D
    Q:5= D
    Q:6= E
    Q:7= A
    Q:8= D
    Q:9= A
    Q:10=B
    Q:11=D
    Q:12=C
    Q:13=C
    Q:14=B
    Q:15=E
    Q:16=E
    Q:17=B
    Q:18=B
    Q:19=01
    Q:20=B

    Aluna: Rayane Beatriz Da Silva Pereira.
    N°28
    Turma: 2 ano D
    Turno: vespertino.

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